O Dia Em Que b Apareceu

ISBN: 9788578481339
Ano: 2014 / Páginas: 108
Editora: Biruta

Bernardo, um adolescente superdotado, vive as descobertas e os conflitos de alguém que não encontra lugar em seu meio e se refugia na literatura, escrevendo uma história cujos personagens são inspirados em um grupo de jovens que ele observa da janela de seu apartamento. Em O dia em que b apareceu, a escritora e jornalista Milu Leite traz uma novela policial que lança mão da metalinguagem para falar da forma como uma obra pode ser escrita: em duas narrativas que ocorrem simultaneamente.

proibido

Introdução

Em  o dia em que b apareceu, temos b(bernardo), um garoto que mora com a vó, que é super inteligente e que ganhou um concurso literário levando a frequentar a faculdade. Durante um ano, ele tem de escrever um livro, porém, essa tarefa não é nada fácil. b não tem o costume de sair muito de casa ele gosta de ficar observando pessoas na janela. Um grupo em especial lhe chama atenção e ao longo da narrativa iremos conhecendo a história de b e a sua criação para a faculdade.

Sobre Milu Leite

Milu Leite

Milu Leite nasceu na cidade de São Paulo, em 11 dejaneiro de 1962, e vive em Florianópolis desde 1999. É jornalista, formada pela PUC de São Paulo. Escrevereportagens na área de cultura e comportamento para várias revistas e tem contos infantis publicados na Folhinha (Folha de S. Paulo) e na revista Nova Escola. Desde 2009, coordena a oficina literária “Começando com um conto”. Já passaram por ali adolescentes, jovens e adultos interessados em escrever histórias. Atualmente, tem dois blogs: lounge.obviousmag.org/parabolicando e palavraetom.blogspot.com

Sobre Sérgio Magno

Sergio Magno

Sergio Magno, publicitário formado pela ESPM, é um desenhista compulsivo. Trabalhando como ilustrador e designer gráfico há 2 anos, já ilustrou mais de 15 livros, além de campanhas publicitárias e matérias para as revistas Veja e Crescer.

Narrativa

A narrativa de Milu é linear e em terceira pessoa. Nela temos a “escrita de b” e a escrita da própria Milu. É bem fácil distinguir uma da outra, o que torna a trama tão encantadora. b é um personagem bem interessante e misterioso. Eu sou bem suspeita a falar, sempre gosto quando personagens caninos veem à tona. Tobias é uma graça. Não tem como negar.

Quando b vai a faculdade, ele pensa que as piadinhas e a solidão iriam ter fim. Porém, por ser o mais novo, se sente deslocado. A sua vida solitária e a sua criatividade ímpar promovem afeto quase que imediato. O livro em que b está escrevendo, ele conta história de 4 amigos que estão em busca de um militar desaparecido na época da ditadura. As duas histórias se mostram interessantes e envolventes.

Diagramação

Outro bom trabalho gráfico da Biruta, está até difícil analisar nesse quesito, pois sempre capricham. A originalidade é um ponto forte, cada livro do catálogo tem uma essência diferente e criativa. As ilustrações do Sérgio fazem uma harmonia muito interessante com o texto da Milu. É tudo bem casado e o envolvimento promove uma boa leitura imagética.

Tobias ♥

Considerações Finais

O dia em que b apareceu é um livro pra se ler e reler por várias vezes. Antes de escrever a resenha, confesso que já fiz uma releitura e a sensação foi a mesma: Um ótimo trabalho, que promove um pouco de conhecimento e desperta interesse do leitor. Provavelmente é um livro que se pode influenciar a uma criança a querer essa carreira tão maravilhosa que é a de ser um escritor.