Resenhas

O Livro Secreto de Dante – Francesco Fioretti

O Livro Secreto de Dante – Francesco Fioretti

dante_review

Edição: 1
Editora: Generale
ISBN: 9788563993458
Ano: 2012
Páginas: 256

Dante realmente morreu em Ravenna, por causa da malária, como todos pensam, ou alguém teria motivos para desejar sua morte e, com ela, o desaparecimento de um segredo? Atormentados por essa dúvida, a filha do poeta, Irmã Beatrice, um ex-templário chamado Bernard e um médico, Giovanni de Lucca, iniciam uma dupla investigação para esclarecer o que havia acontecido. Tentam, com dificuldade, decifrar uma mensagem codificada deixada por Dante em nove folhas de pergaminho e, ao mesmo tempo, começam a seguir as pistas de seus prováveis assassinos, descobrindo que muitas pessoas nutriam uma profunda antipatia pelo poeta. Não será nada fácil encontrar a chave do segredo escondido em A Divina Comédia e descobrir quem teria interesse em impedir o poeta de terminar sua obra. E por que Dante teria decidido esconder com tanto cuidado os últimos treze cantos do Paraíso? Teoremas requintados, intrigas complicadas e verdades a serem descobertas se escondem entre os versos das três partes do poema, como a identidade de Veltro, o anúncio da chegada de um misterioso vingador… No pano de fundo histórico da crise política e econômica do século XVI, O Livro Secreto de Dante entrelaça fatos reais e personagens de ficção, tecendo tramas cheias de mistério e dúvidas intrigantes.

proibido

Introdução

Dante morreu em Ravenna, porém tudo converge para que sua morte não tenha sido por malária, pelo contrário, ele foi assassinado. No livro a Irmã Beatrice, filha do poeta e Bernard e Giovanni de Lucca irão decifrar uma mensagem codificada por dante e investigam para esclarecer o que teria acontecido com o mesmo. Muitas pessoas nutriam antipatia por Dante, o que dificulta ainda mais a busca por respostras.

Narrativa

A narrativa de Francesco é cheia de intrigas, teoremas e simbologismos. Para quem gostou de ler O Código da Vinci é um livro extremamente próximo. Uma busca insessante e uma aventura em busca de novas pistas, mantém o leitor curioso e apreensivo com as consequências das descobertas.

Resumidamente, a Divina Comédia é dividida em três partes: inferno, purgatório e paraíso. A composição do poema de Dante é baseada no simbologismo do número 3 e simboliza a Santíssima Trindade.

Assim como Dante, Francesco coloca 3 personagens principais (Irmã Beatrice, Bernard e Giovanni. E também vale ressaltar que o livro também possui 3 partes.

Com personagens bem envoltos e interessantes, Francesco faz com que o leitor pegue gosto pela narrativa facilmente. A primeira parte do livro se tornou minha favorita, pois ela que faz com que a leitura flua.

Com um tema interessante para aqueles que leram a Divina Comédia, ou os curiosos sobre a mesma é altamente recomendável a leitura.

Quote favorito

“Não havia vento, e a atmosfera estava imóvel, estagnante, rançosa. Parecia que o tempo tinha parado, como os pensamentos quando não abandonam a mente. Os muros do convento apareceram-lhe como um fantasma cinza na névoa branca.” – pág 49

Considerações Finais

Não é um livro fácil, exige bastante paciência e muita atenção. A narrativa tem reviravoltas e alguns momentos em que é necessário refletir bastante antes de prosseguir. É um ótimo livro pra quem gosta de narrativas que trabalhem com realidade e fantasia. Só que para quem busca somente uma delas, fica difícil tirá-las do contexto proposto pelo autor. Inteligentíssimo, criativo e consegue fazer com que o leitor fique imerso na curiosidade dos próprios personagens.

Qual a sua reação?

Entusiasmado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Em dúvida
0
HAHA
0
Aymée Meira
Aymée, mas pode me chamar de Amy. Adora um bom café, filmes (já perdi a conta de quantos vi) e livros dos mais diversos gêneros, incluindo eles Stephen King, Agatha Christie, Joe Hill, Harlan Coben e Tess Gerritsen.

Você também pode gostar

Mais em:Resenhas

1 Comentário

  1. Uffaaa cheguei õ/ Desculpe a demora pra retribuir a visita flor, minha vida ta uma loucura!
    Enfim, curti muito o novo visual do blog *-* acho que fazia um tempinho que não passava por aqui. Sobre o livro, gosto bastante de obras que misturem fantasia e fatos históricos, algumas vezes chego a me convencer de que se tudo tivesse sido feito como o autor escreveu seria bem melhor rs. É claro que como você ressaltou livros do tipo não são necessariamente fáceis de ler. É preciso enxergar a linha que separa as duas pra não acabar confundindo as coisas! Ainda não conhecia “O livro secreto de Dante” mas gostei muito!
    http://desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br/

Os comentários estão fechados.