Resenhas

O que não existe mais – Krishna Monteiro

O que não existe mais

ISBN: 9788584190270
Ano: 2015 / Páginas: 112
Idioma: português
Editora: Tordesilhas

O que não existe mais é um relato sobre memória e desajuste, solidão e renascimento. Neste livro de contos, Krishna Monteiro explora esses temas sob vários ângulos. O de um filho perseguido nos corredores de sua casa pela lembrança viva o pai; o de um pacto celebrado pelo escritor João Guimarães Rosa numa encruzilhada; o de um galo de briga que, ao combater na arena, recorda toda a sua existência; o de um gato, narrando os últimos momentos de sua dona, sem compreendê-los; o de um velho soldado que tenta sem sucesso exorcizar a guerra; o de uma mulher que diante da degradação e do envelhecimento vê no ato de contar histórias a fonte mesma de criação e manutenção da vida.

proibido

Introdução

Em O que não existe mais, a memória é tema central de uma série de contos (sete) que provocam reflexões e um misto de sentimentos em comum. Uma trama que gera identificação e que aos poucos os questionamentos e reflexões brotam de sua mente.

Eu como leitora assídua de contos e fanática pela temática e os estudos psicológicos, nada mais prazeroso e encantador do que encontrar um livro de um estreante na literatura e que tem muito a dizer.

Sobre Krishna Monteiro

 

Krishna Monteiro nasceu em 1973, em Santo Antonio da Platina, no Paraná, e esteve rodeado de livros desde pequeno. Depois de graduar-se em economia e obter um mestrado em ciências políticas, optou por entrar na carreira diplomática, em 2008. Foi editor de textos literários da revista Juca – diplomacia e humanidades, publicada anualmente pelo Itamaraty, e cocriador do blog Jovens Diplomatas. Em 2010, tornou-se vice-chefe de missão da embaixada brasileira no Sudão. Morando pela primeira vez em terras estrangeiras, foi tomado por lembranças de outras paisagens e cenas de infância escondidas na memória, e começou a escrever contos, em parte inspirados em sua própria história, em parte inventados, que resultaram no livro O que não existe mais. Atualmente, é Cônsul Adjunto do Brasil em Londres.O que não existe mais é sua estreia como escritor.

Narrativa

Não é uma narrativa para iniciantes, confesso. O uso de uma narrativa requintada e repleta de palavras que não se costuma ouvir e nem ler com frequência. A leitura promove uma série de reflexões, sendo elas a própria existência, a memória, o passado, ausência, lucidez, ilusão… tudo que envolve o imaginário.

O destaque do livro vai para os contos Quando dormires, cantarei e Monte Castelo, ambos bem inusitados e criativos.

Diagramação

O trabalho feito pela editora Tordesilhas, está muito bom. A edição está impecável, a leitura é confortável e a organização também foi muito bem elaborada.

Considerações Finais

O que não existe mais é uma leitura fluída, enriquecedora e muito bem colocada em suas argumentações. Eu como fã de livros de contos, desejo sorte ao autor, pois seu primeiro passo foi um grande acerto. Um estreante da literatura nacional que devemos ficar de olho, pois tem o frescor e as palavras afiadas pra nos encantar e refletir.

Onde comprar?

AmazonLivraria da Folha

Qual a sua reação?

Entusiasmado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Em dúvida
0
HAHA
0
Aymée Meira
Aymée, mas pode me chamar de Amy. Adora um bom café, filmes (já perdi a conta de quantos vi) e livros dos mais diversos gêneros, incluindo eles Stephen King, Agatha Christie, Joe Hill, Harlan Coben e Tess Gerritsen.

Você também pode gostar

Mais em:Resenhas

1 Comentário

  1. Oi, Amy.
    Sinceramente, este não é um dos meus gêneros preferidos. Não posso dizer que leria, apesar da qualidade da obra. Que bom que sua experiência com ele foi positiva. É ótimo quando uma leitura nos agrada de acordo com nossas expectativas.
    Abraços.

  2. Olá, Amy! Por mais que conto não seja o meu gênero literário favorito, acho que eu daria uma chance para esse livro, já que ele parece ser interessante. Além do mais, esse ano resolvi abraçar os gêneros que leio com menos frequência.
    Beijos.

  3. eu adoro contos tambem, pois nao eh uma leitura que cansa e eh bem breve, apesar dos titulos inusitados, me interessei porque gosto de livros com vocabulario diferente, adoro aprender novas palavras!

  4. Eu gosto de ler muitos contos também, e me parece que o autor acertou em cheio no livro, a historia me agrada, só não sei se lerei no momento. Também desejo sucesso ao autor nesse inicio de carreira.

  5. Não é meu estilo, mas desejo sorte a Krishna Monteiro que parece ser muito corajosa e inovadora! ^^

  6. eu adoro livro de contos, mas avaliar é muito complicado, porque sempre tem aquele que você gosta mais do que outro. e a ideia de tratar o mesmo assunto, que todos nós passamos, por vários ângulos é ótimo ajuda a gente refletir.
    adorei a ideia, mas esse eu vou ler quando eu tiver tempo para pensar e refletir =)
    parabéns e boa sorte para o autor !

  7. Não perderei de ler esse livro por nada, já estou vendo onde comprar, conheço a cidade do autor, pertinho da minha e certamente não deixarei de prestigiá-lo!
    Abraços e que a força esteja com você!
    http://www.paradageek.com/

  8. Gosto de livros de contos, mas a escrita do autor deve ser compreensível para mim. Ler algo mais rebuscado, tudo bem, mas ler algo em que tenho que recorrer ao dicionário a toda hora, não é legal. Enfim, de qualquer maneira, se tiver oportunidade, darei uma chance.
    @_Dom_Dom

Os comentários estão fechados.