Olho por Olho

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581632780
Ano: 2013
Páginas: 320
Tradutor: Camila Werner

Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena… Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho… No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “aqui se faz, aqui se paga” poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos. Deixe-se levar por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e procure entender — se possível — os verdadeiros motivos que transformaram estas três meninas. Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas!

proibido

Introdução

Seria uma resenha completamente diferente, se eu não soubesse que haverá uma continuação. O livro cumpre sua função inicial de apresentar as personagens e a premissa é bem feita. Porém, o livro acaba em seu ápice. Deixando o leitor totalmente nervoso pra saber o que irá mudar na vida dessas garotas dali em diante.

Narrativa

A trama acontece na pequena Ilha de Jar, onde 3 meninas irão se juntar, pois tem um desejo comum: a vingança. Mary volta a cidade, uma garota de cabelos loiros e tímida. Quer reencontrar Reevie, um garoto com quem ela se envolveu no passado, porém não sabe como reagir a isso. Lilia é a irmã protetora, quer que Nadia não sofra na vida e acaba zelando demais. Kat é a personagem é uma garota divertida, mas que sofreu muito por comentários de pessoas próximas e outras pessoas em geral. Há outros personagens inseridos na trama, porém, executam papéis que apenas servem como apoio das protagonistas, acabam por nos dar mais características e motivações pra tudo que vem ocorrendo naquele ambiente.

Confesso não ser muito fã de livros feitos por mais de uma pessoa. Pois dificilmente identificamos quem fez o que. Quem decidiu. Às vezes a participação é igualitária, mas na maioria é bem raro que isso aconteça. Como não conheço o trabalho da Jenny Han, foi difícil encontrá-la no meio do livro. Siobhan tem personagens adolescentes bem complexas e um pouco obsessivas, as descrições dos acontecimentos narrados ali, são bem próximas dos livros que ela cria.

O tema chama atenção, meninas que se juntam pra se vingar de pessoas. Porém, até que ponto chegariam para isso? Nota-se um arrependimento e uma falta de motivação muito grande. O leitor não fica logo sabendo o motivo. A personagem Mary é a minha favorita. Lilia é a clássica irmã zelosa. Kat é a personagem que me deixou em dúvida.

A narrativa analisando de um modo bem objetivo é prazerosa. Ela não é cheia de exageros, propõe uma trama regrada, rápida e criativa. O livro daria uma ótima série de tv, usa até alguns artifícios utilizados em adaptações cinematográficas e pra tv. Mantém o leitor alerta, curioso e com uma visão ampla das protagonistas.

Diagramação

A capa feita pela Novo Conceito é uma das mais bonitas da leva do mês. Cores, letras e imagem são harmônicas. Leitura agradável com letras que facilitam a leitura.

Considerações Finais

A Novo Conceito já divulgou a capa da continuação desse livro. Chama-se Dente por Dente. Se quer realmente ler esse livro, vai ter de ler o segundo, pois a divisão dos dois livros é cruel. Acontece o mesmo sentimento quando um filme é dividido em duas partes, terminando a primeira em uma parte crucial e deixando o espectador ansioso para saber o que vai acontecer. Com Olho por Olho não é diferente, Dente por Dente é uma necessidade. Um livro totalmente indicado para quem adora uma boa e velha vingançinha.