Once Upon A Time: Uma Antologia de Contos de Fadas

Edição: 1
Editora: Planeta do Brasil
ISBN: 9788542203080
Ano: 2014
Páginas: 272
Tradutor: Ibraíma Dafonte Tavares

proibido

Introdução

Recentemente, a Editora Planeta lançou esse presente aos fãs dos irmãos Grimm, uma antologia de contos originais deles. Alguns contos já conhecido por nós, como João e Maria, Rapunzel, O Principe Sapo, Os Músicos de Bremen e A Bela Adormecida. E outros não tão conhecidos, como A Cobra Branca, O Alfaiate Valente, João Prudente, Os Elfos e as Três Fiandeiras. Ao todo, são 30 contos.

Em Once Upon a Time – Uma Antologia de Conto de Fadas, vamos entrar em contato com todos esses contos que foram criados pelos gênios alemães, onde as fábulas talvez não sejam a que ouviu ou assistiu quando criança. Uma edição especial que conta com as ilutrações do brilhante ilustrador, Kevin Tong.

Irmãos Grimm

 Os irmãos Grimm,Jacob e foram ambos acadêmicos,linguistas,poetas e escritores que nasceram no então Condado de Hesse-Darmstadt, atual Alemanha. Os dois dedicaram-se ao registro de várias fábulas infantis, ganhando assim grande notoriedade, notoriedade essa que, gradativamente, tomou proporções globais. Também deram grandes contribuições à língua alemã com um dicionário (O Grande Dicionário Alemão – Deutsches Wörterbuch) e estudos de linguística e folclore.

Kevin Tong

Kevin Tong é um ilustrador freelancer atualmente vive e trabalha em Los Angeles. Ele é mais conhecido por suas telas de edição limitada cartazes impressos para grandes bandas e filmes de alto perfil. Ele já foi contrato por Chuck Palahniuk. Ele assina as ilustrações desse livro.

Narrativa

A narrativa, como dita, são contos. Em poucas páginas entramos em mundos mágicos.  O livro foge do óbvio e oferece e a oportunidade dos contos originais. Alguns não tiveram acesso a eles, o que vão se surpreender como realmente são. A genialidade e o tom dado pelos escritores é notável. Ao total são mais de 200 contos, essa antologia trás o que há de melhor. Tirando que o meu conto favorito deles chama Os Sete Corvos, que não está nessa seleção. Um que eu não conhecia e me divertiu bastante foi As Três Fiandeiras, confesso que não sabia da existência dele, é um dos menores, mas me levou a um riso fácil. Sou apaixonada por fábulas e elas me deram início como leitora quando pequena. Eu tinha uma fixação por Cinderela, que só minha mãe pode contar. Ela lia essa história por diversas vezes. Quando o filme saiu, eram 2 ou 3 vezes por dia. São histórias que marcaram várias gerações e que provavelmente vão perdurar por muitos e muitos anos.

Diagramação

Além da edição ser em capa dura, cada conto possuí um ilustração de Kevin, que foge do óbvio e tradicional. O tom dele cria uma harmonia interessante com os contos de Grimm. Foi um acerto e tanto.

Considerações Finais

Um presente aos mais velhos e aos mais novos. Aos que estão iniciando o hábito de ler e aos que leram quando eram menores. O livro é a edição mais caprichada. Um acerto e um presente. A correlação a série de tv, com certeza, foi lançado no tempo certo. Onde a curiosidade é maior e que com certeza chamará atenção pelo sucesso.