Resenhas

Petrus Logus – o guardião do tempo – Augusto Cury #1

Petrus Logus

ISBN-13: 9788582401545
ISBN-10: 858240154X
Ano: 2014 / Páginas: 296
Idioma: português
Editora: Saraiva

No centro da trama está Petrus, filho do rei Apolo, soberano de Cosmus, um jovem apaixonado pelo conhecimento e sem talento para lutas e embates físicos. Educado pelo sábio Malthus para ser um líder justo e generoso, o príncipe começa a questionar o governo do pai, expondo as injustiças sociais e contestando as posições ditatoriais. Seu senso de justiça o leva a conviver com camponeses, algo proibido para um nobre, e no meio daqueles conhece o verdadeiro amor: a jovem Nátila.

Sua atitude contestadora o coloca em situações de risco, já que os conselheiros do rei o vêem como uma ameaça à hegemonia do reino e um rebelde que pode fazer o povo se levantar contra os nobres. E, por questionar uma das decisões tomadas por Apolo, Petrus sofre a maior condenação de Cosmus: é obrigado a vestir a temida Máscara da Humilhação.

A máscara deixa fortes cicatrizes físicas e emocionais no jovem príncipe, mas não o enfraquece. Ao contrário. Para continuar sua luta contra as injustiças, Petrus vai precisar domar uma fera, que mal sabe ele, poderá tanto destruí-lo quanto salvá-lo.

Introdução

Em Petrus Logus  – o guardião do tempo, a humanidade passa por uma situação complicada, o esgotamento dos recursos naturais, ela foi destruída por guerras principalmente por falta de comida e água (uma previsão?). Houve uma 3ªGM, bombas nucleares foram lançadas por todo o planeta. A população foi reduzida drasticamente, em bilhos para apenas milhares. A ganância venceu, a nova liderança extinguiu todas as fontes de conhecimento como conhecemos. Tudo foi proibido. Então, no meio desse caos, nasceram os príncipes gêmeos Petrus e Lexus. Petrus cresceu com uma inquietação por conhecimento e por isso, sempre foi humilhado pela corte. Enquanto Lexus, nasceu pra ser preparado para assumir a corte. Dois seres tão diferentes e ao mesmo tempo tão parecidos. Lexus morava numa biblioteca, mas foi internado em um manicômio. Foi afastado de tudo e todos, principalmente, da plebeia Nátila, seu amor que infelizmente é vendida pelo seu irmão. Petrus não vai deixar barato, uma revolução permeia a trama e o reino de Cosmus será atingido.

Sobre Augusto Cury

Psiquiatra, cientista, escritor e fundador da Academia de Inteligência, um instituto que promove o treinamento de psicólogos, educadores e profissionais de recursos humanos.

É autor da Inteligência Multifocal-1998 (Editora Cultrix), Treinando a Emoção para Ser Feliz-2001, A Pior Prisão do Mundo-2000 (renomeado para Superando o Cárcere da Emoção) e dos livros da coleção Análise da Inteligência de Cristo (O Mestre dos Mestres-1999, O Mestre da Sensibilidade-2000, O Mestre da Vida-2001 e O Mestre do Amor-2002), Você é Insubstituível-2002, Revolucione sua Qualidade de Vida-2002, Escola da Vida-Harry Potter no Mundo Real-2002, Pais Brilhantes e Professores Fascinantes-2003 e outros.

Site oficial

Narrativa/Personagens

Havia lido apenas um livro do autor, porém, o público alvo era bem diferente. Em Petrus, notei uma diferença bem grande no tom.  Mas, Cury consegue bons diálogos e reflexões durante a narrativa. A sua característica máxima, ainda é muito presente na narrativa. Quem se intitula ávido leitor, facilmente irá se identificar com o príncipe Petrus, um jovem curioso e que busca conhecimento. O desafeto será destinado a Lexus e ao próprio pai, o rei Apolo. Afinal, os livros estão proibidos.  Os personagens secundários são bem desenvolvidos e como sou fã dos personagens mais divertidos, o meu carinho e atenção foi pelo Laurus Piradus. Afinal, qual a graça de ler sobre o “herói”, se ele não tem um amigo que torne a vida mais leve e a nossa leitura mais descontraída?

Diagramação/Capa

O trabalho da Saraiva foi muito bem executado. Tanto na capa, quanto na diagramação. Bastante confortável e agradável aos olhos. A capa tem grande apelo comercial e obviamente, temos Petrus em destaque e uma grande surpresa que fica ao seu lado, mas não me arrisco contar, pois compromete toda a leitura. Não encontrei erros que comprometam a leitura em nenhum momento.

Considerações Finais

Petrus Logus – o guardião do tempo me surpreendeu bastante. É claro que encontrará referências muito fortes como Crônicas de Nárnia e Percy Jackson, mas uma narrativa que é sólida, bem construída e que tem potencial de abrir uma nova porta para o autor. Ansiosa para ler outro da saga? Sem dúvida.

Qual a sua reação?

Entusiasmado
0
Feliz
1
Apaixonado
1
Em dúvida
1
HAHA
0
Aymée Meira
Aymée, mas pode me chamar de Amy. Adora um bom café, filmes (já perdi a conta de quantos vi) e livros dos mais diversos gêneros, incluindo eles Stephen King, Agatha Christie, Joe Hill, Harlan Coben e Tess Gerritsen.

Você também pode gostar

Mais em:Resenhas

1 Comentário

  1. adorei o livro, achei a resenha ótima, nao conhecia o autor mais esse livro dela conseguiu me conquistar, tem jeito de aventura o que eu gosto muito, amei a capa e esse leão branco é tudo.

  2. já li alguns livros dele, mas quando eu vi esse livro eu tomei um susto, é totalmente diferente da linha que ele escreve normalmente. Ainda não tive oportunidade de ler, mas faz tempo que ele tá na minha lista de leituras (que cada vez que eu tiro um livro entram dois, mas vamos deixar esses detalhes de lado)

Os comentários estão fechados.