direitos

O Livro do Amanhã – Cecelia Ahern –   

amanha_review

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630342
Ano: 2013
Páginas: 368
Tradutor: Alda Porto

Nascida no luxo, Tamara Goodwin, de 16 anos, nunca precisou olhar para o amanhã, até que a morte abrupta de seu pai deixa a ela e a sua mãe uma montanha de dívidas e as obriga a se mudarem para a casa dos tios de Tamara, em um vilarejo no interior. Solitária e entediada, a única diversão de Tamara é uma biblioteca itinerante. E ali, ela encontra um livro muito misterioso. Tamara vê inscrições com sua própria letra e datadas para o dia seguinte. Quando tudo acontece exatamente como o livro previa, ela percebe que pode ter encontrado a solução para seus problemas. No entanto, Tamara descobre que é melhor não virar algumas páginas e que, apesar de muito tentar, não pode mudar o destino.

proibido

Introdução

Eu sou fã declarada da autora, todo mundo já sabe disso. A minha única decepção foi A vez da Minha Vida. Em O Livro do Amanhã, Cecelia cria uma estória surpreendente e muito convidativa.

Narrativa

A narrativa de Cecelia tem característica própria, seus personagens sempre são bem desenvoltos, e totalmente escritores. Não há do que reclamar. Tamara é uma personagem e tanto e aos poucos vai mostrando a que veio. O único ponto que causa antipatia é que no início do livro ela não gosta de livros. Mas isso é suprido, portanto, não fiquem estressados com ela. Uma personagem forte e bastante detalhista.

A premissa inicial é que Tamara Goodwin – uma garota de 16 anos -,era da capital e muda para o interior após a morte de seu pai, as contas e as dívidas fazem com que ela vá morar na casa dos tios e um belo dia conhece um homem no ônibus, chamado Marcus que vende livros porta à porta em cidades que não possuem bibliotecas, em uma conversa ele pede para que ela escolha um. Ela escolhe um sem autor, sem título e sem nada escrito, só que ao decorrer dos dias o livro tem suas páginas escritas e datam o dia seguinte de sua vida. Tamara tem que lidar com o luto e ao mesmo tempo fica preocupada com a reação do mesmo com a sua mãe, que não sai do quarto desde que chegaram.

Existem vários personagens a se destacar além de Tamara e Marcus, outra personagem que quando aparece tem funções bastante importantes é a freira Ignatus. Portanto, quando lerem prestem bastante atenção nela. Artur e Rosaleen também tem suas importâncias principalmente durante a fase de adaptação da garota quanto os segredos que carregam.

A narrativa em primeira pessoa faz com que o leitor seja inserido de modo mais profundo nos sentimentos da personagem. Cada reação da personagem faz sentido, cada situação tem um motivo forte. O que mais me surpreendeu é como a autora leva o livro para a conclusão. É tão bacana que não passa pela cabeça do leitor. Ou seja, tem uma proposta e uma conclusão tão inesperada que a sensação final é de contentamento por uma trama tão bem escrita.

Diagramação

A capa é adorável, apesar de não ser minha versão favorita. Ela incita o clima da obra. A personagem principal e o objeto da premissa também estão na capa. A minha paixão maior foi a lombada do livro e a caixinha onde o livro veio, uma das mais bonitas ♥

IMG_9974-2

Quote Favorito

“Aprendi que não existe maneira correta de sofrer a perda de alguém, nem a maneira errada. Não se concordo com isso. Acho que o luto de mamãe é do modo errado. Luto em inglês, grief, vem da palavra dos francês antigo, grève, que significa fardo pesado. A ideia de que o luto sobrecarrega a pessoa com dor e todas as outras emoções. Me sinto assim: mais pesada, como se tivesse que me arrastar por aí, tudo é um esforço, é sombrio e é uma merda.” – página 65

Considerações Finais

Ainda não é o meu livro favorito. Porém, me surpreendeu do começo ao fim. O livro é bastante claro, objetivo e cheio de modificações ao longo da trama. Se preparem para se surpreender com a autora. Se procura um livro que contenha várias surpresas e descobertas, semeadas com uma personagem bem construída, leia O Livro do Amanhã.

Sorteio


Como eu imagino que os fãs da autora estejam ansiosos pelo livro, resolvi criar a promoção dentro da própria resenha.
Para participar é fácil basta:

Se ainda não segue o Macchiato ou a Editora Novo Conceito, fica a seu critério seguir. Porém, ambos temos novidades quentíssimas do mundo literário. É sempre bom acompanhar aqueles que tem interesse em comum: BONS LIVROS ♥.
O sorteio será feito no dia 25 de abril através dos comentários feitos por vocês na plataforma RANDOM.ORG.
Os resultados serão divulgados nas redes sociais como nesse post.
O ganhador terá de entrar em contato enviando o seu endereço em 48 horas ou o sorteio será refeito.

Parabéns, Mey. Você levou o kit de O Livro do Amanhã.
Favor entrar em contato pelo contato do blog enviando seu endereço para o envio do livro.
http://il-macchiato.com/contato/
Pra quem não ganhou, não fique triste. Novos sorteios serão feitos o/