Uma Irmã – Bastien Vives
/https://skoob.s3.amazonaws.com/livros/738546/UMA_IRMA_1513319393738546SK1513319393B.jpg)
ISBN-13: 9788582864401
ISBN-10: 858286440X
Ano: 2018 / Páginas: 216
Idioma: português
Editora: Nemo
Introdução
Quem acompanha o blog sabe o quanto eu gosto de HQ’s e Graphic Novel’s e se tem uma editora que publica obras maravilhosas no mercado, é a Nemo. Fui com altas expectativas para ler Uma Irmã. E me surpreendi bastante com seu conteúdo.
Em Uma Irmã, Antoine, é um garotinho de 13 anos e tem um irmão mais novo chamado Titi. Ambos estão de férias e irão passar o verão na casa de praia da família com os pais. Tudo estava como o planejado. Mas tudo isso muda quando ele Hélène, uma garota de 16 anos. A trama aborda as descobertas sob o ponto de vista de Antoine. Ele vai vivenciar experiências que vão de bebida à descoberta da sexualidade. Uma trama em que isso é muito explorado e pode incomodar alguns leitores. Mas o fato é que, os jovens estão amadurecendo mais cedo. Estão lidando com questões ainda mais complexas do que vivíamos em nossa adolescência (meu caso).
Sobre Bastien Vives

Nasceu em 11 de fevereiro de 1984 e ficou conhecido pelas graphic novels O gosto do cloro e, posteriormente, por Amitié étroite (Amizade). Graduou-se em Animação pela Gobelins após estudar três anos de Design Gráfico. Iniciou sua carreira em uma oficina de quadrinhos que ajudou a fundar em Paris. Desde então publicou diversos trabalhos, vários deles aclamados pela crítica.
Um desenhista em plena evolução, Vivès é um dos principais nomes dos quadrinhos contemporâneos.
Narrativa
A narrativa de Bastien é algo com o qual não estava acostumada. O tom dos quadrinhos foi uma experiência nova e que me permiti vivenciar. É uma paixão sensível e um pouco até ingênua. As expectativas de Antoine e as vontades que ele vai ganhando ao se encantar pela Hélène. Uma transição de infância e adolescência.
Bastien usa um recurso bem interessante, ele não desenha os olhos dos personagens. E esse recurso é usado em grande parte da Graphic. Uma espécie de metáfora. Não me incomodou, no início causava estranheza, mas depois comecei a entender o propósito para tal.
Projeto gráfico
Adorei o projeto gráfico no geral. Atende as minhas expectativas e foi feito com muito cuidado.
Considerações Finais
Uma Irmã, é uma surpresa muito boa. Os personagens são bem reais e nada vagos. A graphic é uma espécie de memória do autor, é o que aparenta em sua narrativa. Uma trama que aborda a juventude, a solidão, as descobertas. Uma leitura bem envolvente e que marcou bastante alguns aspectos.