A 5ª Onda

Edição: 1
Editora: Fundamento
ISBN: 9788539506644
Ano: 2013
Páginas: 368
Tradutor: Edite Siegert Sciulli

Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora inicia-se A QUINTA ONDA. No alvorecer da quinta onda, em um trecho isolado da rodovia, Cassie foge deles. Os seres que parecem humanos, que andam pelo campo matando qualquer um. Que dispersaram os últimos sobreviventes da Terra. Cassie acredita que, estar sozinho é estar vivo, até que conhece Evan Walker. Sedutor e misterioso, Evan Walker pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão ou até a si mesma. Mas Cassie deve escolher entre a esperança e o desespero, entre a rebeldia e a entrega, entre a vida e a morte. Entre desistir ou contra atacar.

 

Introdução

“A 1ª Onda: Apagam-se as luzes.
A 2ª Onda: Começa a arrebentação.
A 3ª Onda: Pestilência.
A 4ª Onda: Silenciador.”

Sou suspeita ao falar de extraterrestes. Sou apaixonada por livros que abordam o tema, ainda mais os que propõe novidades. Em a 5ª onda, humanos viram uma nave, porém, o contato não foi nada amistoso. As luzes se apagaram e todos os serviços de comunicação foram cortados. Somos apresentados a Cassie, ela se separa do irmão mas faz a promessa de encontrá-lo. Em um novo mundo completamente diferente do que conhecê-mos, Cassie se transforma, sabe que não pode confiar em ninguém e que em algumas situações terá de matar para sobrevivver. Ela conhece Evan, um garoto da fazenda, que cuida dela e tenta fazer com que ela desista da ideia de procurar o irmão, porém, sem sucesso, a ajuda a encontrá-lo. Não será nada fácil, o perigo é presente a todo momento.

É o primeiro de uma trilogia.

Sobre Rick Yancey

rick-shades

Rick é o autor de treze romances e um livro de memórias. Seus livros foram publicados em mais de vinte línguas e ganharam inúmeros elogios e prêmios de todo o mundo. Seu romance para jovens adultos, As Aventuras Extraordinárias de Alfred Kropp, foi nomeado “Melhor Livro do Ano” pela Publishers Weekly e foi indicado para a Medalha Carnegie.

Site oficial – FacebookTwitter

Capas pelo mundo

16101128 19172282 18466694 18248070

Narrativa

Uma narrativa fantástica e mista (temos momentos em primeira pessoa e outros em terceira). Podemos contar com vários personagens bem explorados e que fazem parte de algo maior. Se eu fosse resumir a narrativa em uma palavra, seria: ansiedade. É o que mais provoca ao ler, pois ela que dá o ânimo e a vontade de continuar lendo. Embora tenha muitos personagens, a história é boa o suficiente para que nada desagradável estrague sua leitura. Pelo contrário, é tudo tão bem pensado e feito que não há o que falar mal. Não é algo imaturo ou infantil. A trama tem uma boa estrutura e uma premissa interessante o suficiente para aguentá-la. Só preciso ter boa memória, ou pode se confundir e não saber quem é o personagem que está narrando os fatos. O tempo da narrativa é intercalado entre lento e rápido. Mas tem um bom time para as melhores cenas e acontecimentos do livro.

Diagramação

A diagramação do livro é caprichada. Embora há alguns erros de digitação, não é algo que atrapalhe a leitura e o estimule a parar. Pelo contrário, a trama é boa o suficiente para dar continuidade.

Considerações Finais

A 5ª onda, é um livro que me surpreendeu bastante. Pela qualidade, pela inteligência em propor alguns clichês, mas que promove uma boa leitura para aqueles que já gostam do tema. Mal posso esperar pela sequência. O autor já tem alguns outros livros publicados, o que me faz querer lê-los o quanto antes. Essa série já teve os direitos comprados para adaptação no cinema. É mais um dos livros que tem o grande potencial de mercado e um público cativo.