A arte da imperfeição – Brené Brown 

A Arte da Imperfeição

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630106
Ano: 2012
Páginas: 184
Comprar: R$ 20,90

Este importante livro é sobre a jornada de uma vida, deixando de se preocupar com “O que os outros vão pensar?” e acreditando que “Eu sou suficiente”. A habilidade ímpar da autora em misturar pesquisa original com relatos faz com que a leitura de A Arte da Imperfeição pareça uma longa e animadora conversa com uma amiga muito sábia que oferece compaixão, sabedoria e ótimos conselhos. A cada dia nos deparamos com uma enxurrada de imagens e mensagens da sociedade e da mídia nos dizendo quem, o que e como devemos ser. Somos levados a acreditar que, se pudéssemos ter um olhar perfeito e levar uma vida perfeita, já não nos sentiríamos inadequados. E se eu não posso manter todas essas bolas no ar? Por que não é todo mundo que trabalha duro e vive às minhas expectativas? O que as pessoas vão pensar se eu falhar ou desistir? Quando posso parar de provar a mim mesmo? Em A Arte da Imperfeição, Brené Brown, Ph.D, é uma especialista em vergonha, autenticidade e compartilha a coragem que aprendeu em uma década de pesquisas sobre o poder de viver sinceramente.

proibido

Introdução

É um gênero que confesso que leio pouco. Mas que me surpreendeu com argumentos bem interessantes. O livro se baseia na pesquisa da autora  e sua pesquisa é centrada na vergonha, a vergonha que o ser humano tenta fugir e não tem coragem de ser permitir errar.

Narrativa

Somos passíveis de erro. Mas mesmo assim continuamos teimando e tendo cautela em não arriscar nos momentos que podemos fazer isso e arcar com os aprendizados. O livro é bem escrito e tem capítulos muito interessantes sobre o comportamento humano. Gosto do assunto pois acabamos nos identificando ou não com as situações expostas pela autora. É instrutivo e informativo. E ao mesmo tempo tende a repetição o que causa certo desconforto, pelo menos me senti assim. Como se autora quisesse intensificar seu argumento e passasse dos limites em argumentá-lo demasiadamente. A maioria dos casos citados pela autora ocorreram com ela e durante a pesquisa, alguns até quando ela estava numa apresentação de escola e outros com sua filha. Tem apelo emocional forte o que ajuda a trama e a vontade do leitor em concluí-lo.

Momento Macchiato

Considerações Finais

É um livro que vai te levar a reflexões e a perguntas e respostas infinitas. Podia ser mais dinâmico e objetivo, mas autora esboça e repete muitos das palavras e assuntos o que vai te cansando a certo ponto de conhecimento do tema estudado.

Indicado para

pessoas curiosas e que buscam compreender a loucura que é ser um humano pensante.