O Sonho de Eva – Chico Anes 
O Sonho de Eva

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630069
Ano: 2012
Páginas: 296
Melhor preço: R$ 20,90

Dra. Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme. Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.

proibido

Introdução

Um dos livros que mais me chamaram atenção do mês passado. O livro abrange a temática do sonho juntamente com ficção científica e suspense, o que trilha uma boa narrativa contendo várias pesquisas e teorias.

Narrativa

É a primeira obra do autor lançada pela editora e vem como uma surpresa muito interessante, pois Eva é uma personagem bastante corajosa, destemida e nutre um amor muito grande pelo seu filho. Acaba indo até o “inferno” para descobrir pistas que levem ao seu paradeiro. Um jogo de aparências e muita ação com tom reflexivo. A empresa Yume é bem interessante e as grandes cabeças que a mantém, torna-a bem mais imponente e destrutiva. O jogo que estão criando está afetando as pessoas e elas passam a não ter mais vontade própria só o que lhe é imposto. Isso ocorre durante o sono, jogam sonhando e Eva depois da morte de sua irmã e o desaparecimento de seu filho é convidada a trabalhar e ajudar nesse novo experimento da empresa. O autismo do filho de Eva foi pauta de muitos capítulos do livro, o que torna um atrativo. Pois quem não tem o conhecimento da doença, não sabe a inteligência que essas pessoas possuem, estão além de nossos entendimentos. Isso só fortaleceu a narrativa.  Não quero comprometer a leitura de quem ainda não teve a oportunidade de lê-lo só de esboçar os motivos que me fizeram gostar ou não da história narrada pelo autor.

Considerações Finais

Um livro de personalidade forte e marcante, com altos e baixos e com uma narrativa chamativa e pontual. A editora caprichou na edição, o que permite não se cansar facilmente da narrativa, uma das capas mais interessantes e convidativas do ano. Este livro prova que a temática dos sonhos tem como ser desenvolvida criativamente e muito explorada.

Momento Macchiato

“O que aconteceria se você dormisse, e em seu sono você sonhasse, e em seu sonho você fosse ao paraíso e lá colhesse uma flor, uma estranha e bela flor. E se quando você acordasse, você tivesse a flor em suas mãos. Ah! E então?” Pág. 247

Indicado para

todos aqueles que se permitem sonhar. Um livro com uma temática tão gostosa de ser lida é recomendado a todos que gostem de sonhos, pesadelos e um bom suspense.