A vida e música de Iggy Pop – Paul Trynka
ISBN-13: 9788576572770
ISBN-10: 857657277X
Ano: 2015 / Páginas: 536
Idioma: português
Editora: Aleph
Introdução
Eu fui uma adolescente problema que adorava Stooges. Ler o livro, me trouxe de volta a momentos interessantes da minha vida e ao mesmo tempo, conheci um pouco mais o ícone do politicamente incorreto, Iggy Pop. Uma volta a discos que adorava e conhecer outros trabalhos que não tive acesso anteriormente. Um verdadeiro espírito livre.
Em A Vida e música de Iggy Pop, Através de um texto do Paul Trynka, realizou mais de 200 entrevistas para compor este livro. Desde a infância de Iggy até a sua carreira solo. O livro não foi proibido pelo cantor, mas também não contou com a ajuda do mesmo. Segundo Iggy, Trynka disse verdades e mentiras, mas no geral, a biografia é 50% realidade e 50% mito.
Edições estrangeiras
Narrativa
Ler biografias são sempre uma diversão pra mim. Esse livro não foi diferente, li aos poucos, ouvia álbuns durante a leitura, fui aproveitando cada página. Iggy não tem nada de santo, aprontou muito. O livro tem a alma de Iggy incutida nele. A quantidade de entrevistas e estudos de Trynka é bem suntuosa e só contribuiu para uma leitura caótica, assim como a mente do biografado. O ritmo da narrativa é viciante. Os títulos de cada capítulo também são bem atrativos. A biografia tem de tudo um pouco e até recomenda alguns livros complementares ao final, junto com comentários da discografia do cantor. Narrativa descritiva, dinâmica e rica em detalhes. Em poucas páginas, o leitor é pego de jeito. Uma vida maluca, cheia de extremos e exageros. Literalmente, uma loucura sem fim. O verdadeiro rock-star, sem filtros. Me admira ele ter sobrevivo a tantas confusões e situações que se meteu durante a vida.
Projeto gráfico
A Aleph sempre capricha nas edições, nesse não foi diferente. A capa é belíssima, o conteúdo foi bem dividido, cheio de imagens e uma diagramação confortável.
Considerações finais
A Vida e música de Iggy Pop, é um presente aos fãs e aos curiosos. Para os colecionadores de biografias de ícones do rock, é uma obrigação tê-lo na estante. Além de bem escrito, edição bem feita, é um livro que definitivamente marcou o gênero biografia.