Resenhas

Adestramento inteligente – Alexandre Rossi

Adestramento Inteligente


ISBN-13: 9788582401927
ISBN-10: 8582401922
Ano: 2015 / Páginas: 248
Idioma: português
Editora: benvirá

Ter um cachorro em casa é uma alegria – afinal, ele é nosso melhor amigo, nosso companheiro, alguém que nos ama incondicionalmente. Mas o que fazer quando esse nosso amigo desenvolve sérios problemas de comportamento? Ninguém quer ter em casa um cachorro que late a noite a toda ou que rói todos os móveis, certo?
Foi pensando em resolver problemas cotidianos dos donos de cães que Alexandre Rossi, o Dr. Pet, escreveu este livro. Sua técnica do adestramento inteligente, baseada no reforço positivo, permite que os cães e outros animais aprendam por meio de estímulos e recompensas, valorizando, assim, as atitudes corretas. Além disso, o dono se diverte muito ao ensinar e estreita ainda mais o laço afetivo com seu cão.
Resultado de anos de prática, este guia traz não só a indicação de todos os equipamentos úteis para o adestramento do seu animal (petiscos, coleiras, guias, caixas de transporte, entre outros), como ensina a utilizar comando básicos (“deita”, “senta”, “junto” etc.) e a imprescindível técnica do click. Além disso, mostra como o dono pode entender melhor a linguagem de seu cão e corrigir comportamentos inadequados, sem violência.
Escrito com amor, humor e bom senso, Adestramento inteligente é indicado para todos aqueles que amam seu cão e querem desenvolver com ele uma relação de carinho e de respeito.

Introdução

Em Adestramento Inteligente, Alexandre Rossi explora as técnicas e dicas de poder ter uma boa relação com seu cachorro. Em muitos dos casos a culpa é do dono em não reforçar atitudes positivas. O livro é um guia do comportamento canino e de dicas para o bem estar dos bichanos.

Quem me conhece sabe que recentemente tenho um novo membro da família: Adam. Um filhote de Dálmata de 3 meses. O livro foi de bastante valia, pois muitas das dicas que o livro contém, me ajudaram a ter uma melhor comunicação com o cachorrinho ativo que convivo todos os dias.

Sobre Alexandre Rossi

Aos seis anos de idade, Alexandre Rossi se interessou por comportamento animal, observando os peixes do aquário. Ensinou-os a passar por argolas e a tocar pequenos sinos na hora de comer. O treinamento estendeu-se a coelhos, hamsters e animais de estimação dos amigos. Cursou a faculdade de Zootecnia, na Universidade de São Paulo (USP), e especializou-se em Comportamento Animal. Obteve o primeiro título de especialista no tema na Universidade de Queensland, na Austrália, em 1997. Trabalhou e desenvolveu pesquisas em zoológicos na Irlanda, Portugal e África do Sul, adquirindo experiência no adestramento das mais variadas espécies, de elefantes a cangurus.

De volta ao Brasil, concluiu mestrado em psicologia animal pela USP e escreveu dois livros: “Adestramento Inteligente” (editora CMS) e “Meu Irmão, o Cão” (editora Germinal) – este último em parceria com a veterinária Regina Rheingantz Motta. Atualmente, comanda um quadro na TV, dá consultas e palestras sobre comportamento animal, além de coordenar a Organização Cão Cidadão que, entre outras atividades, treina cães para Propagandas e Filmes.

Narrativa

A narrativa do livro é bem convidativa, foram poucas horas e eu já estava super animada pra por algumas das coisas em prática. Sim, é preciso muita paciência pra poder tudo em prática e isso não ocorre de um dia por outro. São exercícios diários e treinamentos constantes. Pois o cãozinho precisa ter isso bastante claro e parar com o adestramento implica em perder todo o processo conquistado ao longo dos treinamentos. O livro tem um tom informal e de fácil entendimento, assim é destinado a todos que querem entender um pouco mais sobre o universo do adestramento e seus desafios.

Diagramação

O trabalho da Benvirá está encantador. A diagramação é confortável e não foram encontrados erros que comprometam a leitura.

Considerações Finais

Adestramento inteligente é um livro guia para poder começar a adestrar seus cãezinhos, se torna eficaz se levado a sério. Adam está cada dia acertando mais e eu não poderia ficar mais do que orgulhosa do comportamento dele. Em muitos dos casos, a culpa do  mal comportamento é do próprio dono. E o fato do adestramento ser indolor ou causando traumas, é ainda melhor.

Qual a sua reação?

Entusiasmado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Em dúvida
0
HAHA
0
Aymée Meira
Aymée, mas pode me chamar de Amy. Adora um bom café, filmes (já perdi a conta de quantos vi) e livros dos mais diversos gêneros, incluindo eles Stephen King, Agatha Christie, Joe Hill, Harlan Coben e Tess Gerritsen.

Você também pode gostar

Mais em:Resenhas

1 Comentário

  1. parece o tipo de livro que alguém como eu que cria cachorro precisa ter, por mais que algumas dicas eu já conheça é sempre bom ter tudo junto num canto só.
    nem me diga que muitas vezes o mal comportamento é culpa dos donos, eu tô quase procurando um “como adestrar seu irmão mais novo” ele colocou um monte de mania horrivel no cachorro daqui de casa ….

  2. Amy!
    Gosto muito dos ensinamentos do Alexandre, sempre o assistia na TV.
    Gostaria de ler o livro para orientar melhor minhas cadelinhas.
    “A vida só pode ser compreendida, olhando-se para trás; mas só pode ser vivida, olhando-se para frente.”(Soren Kierkegaard)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

Os comentários estão fechados.