Resenhas

Branca dos Mortos e os Sete Zumbis e outros contos macabros – Fábio Yabu

Branca dos mortos e os sete zumbis e outros contos macabros

Edição: 1
Editora: Globo Livros
ISBN: 9788525055705
Ano: 2013
Páginas: 200

Branca dos Mortos e os sete zumbis, clássico underground do escritor e roteirista Fábio Yabu é reeditado pela Globo Livros e ganha um conto inédito “Você acredita em contos de fadas?” Pergunta Eduardo Spohr no prefácio. E continua, “Alguma coisa me diz que até o final deste livro você passará a acreditar”. Para que o feitiço Yabu dê certo, é necessário que esqueça tudo o que você sabe sobre contos de fadas. Branca de Neve não é apenas uma jovem ingênua, mas também uma implacável caçadora de zumbis. Cinderela guarda um terrível segredo, que selará seu destino para sempre. Rapunzel está longe de ser uma reles menina isolada numa torre. E a morte da Pequena Vendedora de Fósforos revela uma tradição macabra de morte e psicopatia que vai muito além de uma inocente história infantil. Em Branca dos Mortos e os sete zumbis, Fábio Yabu resgata a tradição clássica dos contos de fadas dos irmãos Grimm e de Hans Christian Andersen, onde as histórias, mais que um simples entretenimento, servem como lições para moldar o caráter das crianças, na maior parte das vezes por meio do medo. Aqui, não há meias-palavras nem eufemismos. O mundo encantado de Yabu é atormentado, sombrio e com altas doses de tensão sexual. Os contos seguem o mote de sucessos da televisão atual, como as séries Grimm e Once Upon a Time. Protagonizadas por personagens dos contos de fadas, revelam facetas nunca antes imaginadas de suas personalidades. Além disso, os doze contos que compõem Branca dos Mortos e os sete zumbis formam uma narrativa não-linear que culmina num desfecho aterrorizante. A obra ainda conta com as ilustrações de Michel Borges, que acompanha o autor desde seus primeiros projetos. As ilustrações de Michel homenageiam os desenhos clássicos dos contos de fadas, com toques sombrios, e complementam a atmosfera sinistra e misteriosa criada por Yabu. Branca dos Mortos e os sete zumbis foi lançado pela primeira vez sob o pseudônimo Abu Fobiya numa edição limitada com venda apenas pela Internet pelo selo NerdBooks, responsável pelo lançamento de autores como Eduardo Spohr e seu best-seller A batalha do apocalipse, e logo se tornou uma obra cult entre os fãs de literatura de terror. Agora, a Globo Livros revela os sortilégios contidos nesta coletânea para o grande público e o brinda com um conto inédito. Um livro para ler com as luzes acesas. Bons sonhos.

proibido

Introdução

Recentemente fiz a resenha do último livro da saga Encantadas. Ambos tem algo em comum: desconstroem a forma como previamente conhecíamos os contos de fadas. Enquanto a trilogia Encantadas propõe um tom mais sensual a obra, em Branca dos Mortos e os sete zumbis e outros contos macabros, encontraremos o que o próprio título diz, criaturas asquerosas, finais trágicos e macabros.

Se você está procurando uma trama fofinha, veio ao lugar errado. Aqui só há sombrio, zumbis, criaturas mágicas e muito sofrimento.

Narrativa

A proposta do livro de Yabu é muito boa e brilhantemente ilustrada. Os contos de fada ganham um viés muito mais provável que os originais. Finais felizes são descartados, surpresas e atitudes mais plausíveis (outras nem tanto) acontecem com frequência na narrativa de Yabu. Ao todo são doze contos, um mais assustadoramente bom que o outro. O final do conto que mais me agradou foi o da Cinderella (sim, fui má). Mas todos os contos tem pontos positivos muito fortes, pois trabalham bem o imaginário do leitor e aos poucos as imagens que se complementam aos contos saltam os olhos e realmente provocam diversos sentimentos até engraçados sob um ponto de vista mais sarcástico.

Diagramação

O livro é extremamente bem diagramado. O trabalho feito pela Globo Livros foi digno de aplausos. As ilustrações de Michel Borges também são muito boas. O tom macabro é espantosamente bem retratado por ambos (tanto pelo autor, quanto pelo ilustrador). Uma dinâmica e harmonia muito positiva.

Considerações Finais

Esse livro definitivamente é uma coletânea de contos que até quem não gosta muito de histórias menores, vai se encantar. São poucas horas de leitura, mas cenas que perduram por muito tempo nos imaginários macabros dos leitores. Qualquer pesadelo após a leitura, é mera consequência do imaginário do autor. Resumindo, é tudo culpa do Yabu.

Qual a sua reação?

Entusiasmado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Em dúvida
0
HAHA
0
Aymée Meira
Aymée, mas pode me chamar de Amy. Adora um bom café, filmes (já perdi a conta de quantos vi) e livros dos mais diversos gêneros, incluindo eles Stephen King, Agatha Christie, Joe Hill, Harlan Coben e Tess Gerritsen.

Você também pode gostar

Mais em:Resenhas

Os comentários estão fechados.