Confetes na Eira – Franca Treur

Confetes na Eira

Edição: 1
Editora: Virgiliae
ISBN: 9788564683051
Ano: 2012
Páginas: 267
Tradutor: Cristiano Zwiesele do Amaral
Comprar: R$34,68

Katelijne é uma menina doce e carismática, mas mais questionadora do que seu mundo permite. Ela é a encantadora protagonista do romance de estreia de Franca Treur, que surpreendeu a Holanda e bateu recorde de vendas, 150 mil exemplares. A humanidade e a proximidade com que Katelijne narra o seu mundo – ela vive em uma fazenda com seus seis irmãos e os país, dentro de uma reclusa comunidade protestante – foram aclamadas pela crítica.

proibido

Introdução

É o primeiro livro que leio de minha parceria com a editora Livros de Safra. Anteriormente li Um Homem Chamado Lobo, um livro do qual gostei muito pela força que o livro possuí. Confetes no Eira é um livro que leva a questionamentos de hábitos de uma família e crenças fortemente religiosas a cerca do mundo. Foi uma experiência totalmente diferente da qual pude me inserir. Transformando meus pensamentos e questionando-os quando os achavam fortemente opostos a minha crença.

Narrativa

Franca tem uma narrativa encorpada, cheia de detalhes, momentos e bons capítulos. A vida de Kateljine é em uma cidade pequena da Holanda, longe de tudo que é muito agitado. Mas noto a necessidade da personagem em conhecer o que há além do que já vive. Ela quer ter experiências novas, conhecer pessoas novas e interagir não somente com o que já conhece. Ela se permite a experimentação. Enquanto a família é bem convicta do que é certo e errado, o que agrada a Deus e o que o deixa irritado. Há uma doçura na narrativa que encanta a todos que leem, as palavras de Franca parecem ser emitidas em um vento fresco e confortável. Com nuances pastéis, ilustram a vida dessa garota e que se transforma num romance atemporal, bem escrito e com um uma ternura que foge o tradicional.

Momento Macchiato

“Terminando o jantar, Katelijne vai buscar o dicionário o significado da palavra “sexo”, mas a descrição não lhe acendenenhuma luz na cabeça” pág 133

Considerações Finais/Indicado para

Um livro pra se ler quando quiser ler algo totalmente diferente, criativo, bem escrito e muito bem traduzido. Não existe erros de ortográfia, muito menos de diagramação. Um livro que vendeu mais de 150 mil exemplares na Holanda, tornando-se um best-seller no país e foi traduzido para vários países.