Ela tem olhos de céu

Edição: 1
Editora: Gaivota
ISBN: 9788564816220
Ano: 2012
Páginas: 32

Depois do nascimento de Sabastiana, nada será como antes em Santa Rita do Norte: a menina tem olhos de céu. Será dom ou maldição? A cidade inteira está em polvorosa, ninguém saba mais o que fazer para controlar os fenômenos provocados pela pequena criança. O versos e imagens do cordel rico e sensível de Socorro Aciolli, ilustrado por Mateus Rios, apresentam a realidade e a cultura nordestina com lirismo e magia. Em Santa Rita do Norte, tudo pode acontecer.

proibido

Introdução

Ela Tem Olhos de Céu conta a história de Bastiana, uma menininha que comanda o clima de sua cidade através de suas emoções. Esse poder surge desde seu nascimento. A cidade a qual esse fenômeno acontece se chama Santa Rita do Norte. Na noite de seu nascimento, o povo sofre com a seca, mas quando ela surge chorando, uma tempestade surge também.

O livro ganhou o Prêmio Jabuti de Melhor Livro Infantil em 2013.

Narrativa

A narrativa de Socorro é uma delícia, um cordel infantil (versos compostos por rimas). Temos uma história com começo meio e fim, principalmente com um questionamento super importante: O milagre é algo bom? Pode se tornar um pesadelo?

Quando descobrem esse fenômeno, a família e a cidade começam a manipular os sentimentos de Bastiana, isso entrará em questões durante a trama.

O que é mais importante? A alegria de Bastiana ou o sofrimento em prol do bem da comunidade como um todo?

Diagramação / Ilustrações

As ilustrações de Mateus Rios são uma graça, já tive oportunidade de ver outros trabalhos dele (um deles foi Pedro Noite) e realmente fazem uma harmonia muito lúdica com o texto de Socorro. A editora não deixou faltar capricho e deixou a edição com capa dura e folhas de boa qualidade em sua publicação. Tem como não amar?

 

Fotos por Kids Indoors

Considerações Finais

Um livro super sensível, lindo, tocante e questionador. Temos questionamentos sobre como as pessoas lidam com milagres, como podem ser tendenciosas e como as vezes a solução não precisa partir para o mesmo lado. Fico feliz quando encontro livros de alta qualidade nesse mercado. Existem muitos livros com mais de 500 páginas e destinado a outro tipo de público que não chegam nem perto do que Ela Tem Olhos de Céu, proporciona. Totalmente apaixonada.