Esc@ndalo – Therese Fowler
Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581633176
Ano: 2013
Páginas: 384
Amelia Wilkes tem um pai rigoroso que não permite que ela namore, mas isso não a impede de viver um romance secreto com o cativante Anthony Winter. Desesperadamente apaixonados, os dois sonham uma vida juntos e planejam contar tudo sobre seu amor aos pais de Amelia… Mas só depois que ela completar dezoito anos — e for legalmente reconhecida como adulta. No entanto, a paixão do casal é exposta mais cedo do que o previsto… Eles são jovens, andam grudados aos seus celulares e postam todo tipo de informação — inclusive aquelas informações mais particulares, que só deveriam dizer respeito a eles mesmos — até que o pai de Amelia encontra fotos de Anthony, nu, no computador de sua filha. Poucas horas depois, Anthony é preso. Apesar dos protestos de Amelia, seu pai usa de todo o poder e influência entre os policiais, e entre os meios de comunicação, para transformar Anthony em um pervertido que caçava sua inocente filha. De mãos atadas, cabe aos dois apaixonados arriscar uma última saída, ousada e perigosa, e apagar a acusação de sexting que Anthony recebeu.
Introdução
O lançamento e divulgação do livro me deixou bastante curiosa quanto a narrativa. Já tivemos uma outra versão de Romeu e Julieta publicada pela editora, agora é uma história que tem quase o mesmo tema, já que fala sobre um amor proibido, adaptada em um cenário mais atual e com questões mais atuais. Uma narrativa que propõe uma obra fictícia, porém, ao ler sabemos que aconteceu algo parecido com o filho da autora. Ou seja, tem um pouquinho de realidade na trama.
Narrativa
Amelia é uma menina educada, generosa e o que mais deseja é completar os 18 anos, se mudar para NY e frequentar a faculdade ao lado de Anthony. Porém, as coisas fogem ao controle quando o seu pai fuça o seu computador e descobre um e-mail com fotos sensuais de um garoto. Porém, o pai custa acreditar que Amelia havia se envolvido com alguém, sem contar a ele e a mãe. E quando é questionada, diz que foi uma brincadeira e que não era para ser levado a sério. Porém, o pai dela não pensa assim, decide chamar a polícia e se envolver em um processo contra Anthony. É claro que Amelia quer que ele esqueça, mas as coisas fogem ao controle. Anthony e Amelia são proibidos de se ver ou ter qualquer tipo de contato. Harlan que é o pai de Amelia, faz o possível para que isso não aconteça. Anthony é um garoto que mora com a mãe, carinhoso e apaixonado por Amelia. Ele e a mãe são muito unidos e muito bem resolvidos, diferente do que acontece na casa de sua namorada.
É possível entender o comportamento de Harlan, pois ele não imaginava o que passava na vida da filha, mas o que deixa de perder a razão é quando ele bisbilhoteia a vida da filha e principalmente não a deixa fazer escolhas. Quando pais adotam esse tipo de postura, vão encontrar revoltas e muitos problemas no relacionamento, o que realmente ocorre na trama.
A narrativa de Therese tem uma premissa interessante, porém impliquei com o nome da trama. Já que não reflete a situação ao qual os personagens vivem. É como Jogos Vorazes, que não tem nada de voraz. A escolha do título não foi assertiva e passa até por uma “propaganda enganosa”. O que mais me incomodou mais que realmente reflete uma juventude sem diálogo com os pais, tudo seria facilmente resolvido, se houvesse o diálogo com os pais de Amelia. Aos poucos o livro vai perdendo o encanto, pois se torna repetitivo e sem um dado novo. Sendo assim o livro beira a monotonia.
Diagramação
A capa é o retrato de Amelia e Anthony. Uma foto delicada, sensível e que reflete no sentimento de ambos. Utilizaram fonte diagramação delicadas que agradaram também.
Considerações Finais
Esperava muito mais do livro, acho que como um todo, a maioria das pessoas que tiveram a oportunidade de ler ficaram com a expectativa nas alturas. Isso pode ter atrapalhado, porém, não foi relevante. A forma de construção adotada pela autora é que de fato incomodou, começa muito bem, tem um desfecho que demora a acontecer. Poderia ser melhor, mas infelizmente, não foi.
Já ouvi falar de um caso parecido nos EUA, o garoto acabou preso por quase um ano… Já me falaram que o livro é baseado em fatos reais, mas não sei se é o mesmo caso.
Tenho curiosidade de ler o livro, mas não sei se leria no momento.
bjo
Pah – Lendo e Escrevendo
Olá, não conhecia esse livro, mas parece bom interessante, sem duvidas vou procurar mais sobre ele.
Gostei muito da sua resenha!
Beijos
Parece ser um livro lindo
Estou com vontade de ler e já vai para a lista
Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com