Na Ilha

Edição: 1
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580574029
Ano: 2013
Páginas: 288
Tradutor: Maria Carmelita Dias

Anna Emerson é uma professora de inglês de 30 anos desesperada por aventura. Cansada do inverno rigoroso de Chicago e de seu relacionamento que não evolui, ela agarra a oportunidade de passar o verão em uma ilha tropical dando aulas particulares para um adolescente. T.J. Callahan não quer ir a lugar algum. Aos 16 anos e com um câncer em remissão, tudo o que ele quer é uma vida normal de novo. Mas seus pais insistem em que ele passe o verão nas Maldivas colocando em dia as aulas que perdeu na escola. Anna e T.J. embarcam rumo à casa de veraneio dos Callahan e, enquanto sobrevoam as 1.200 ilhas das Maldivas, o impensável acontece. O avião cai nas águas infestadas de tubarão do arquipélago. Eles conseguem chegar a uma praia, mas logo descobrem que estão presos em uma ilha desabitada. De início, tudo o que importa é sobreviver. Mas, à medida que os dias se tornam semanas, e então meses, Anna começa a se perguntar se seu maior desafio não será ter de conviver com um garoto que aos poucos torna-se homem.

proibido

Introdução

A trama se baseia em narrar a vida de Anna Emerson, uma mulher de 30, professora de inglês e que namora Paul há 8 anos. Porém, Paul ainda sente dúvida sobre o casamento com Anna. Decidida a mudar, Anna é contratada para ser professora de T.J Calhahan, um garoto de 16 anos que acabou de ser curado de um câncer. Só que as aulas seriam dadas em uma ilha onde o pai e a mãe de T.J. estariam. A viagem ia bem, até que o avião em que estavam cai no mar, pois o piloto sobre um ataque cardíaco. Agora, Anna e T.J. estão em uma ilha deserta, a espera de ajuda.

Esse é  o romance de estreia da autora. E ela começou muito bem.

Narrativa

A narrativa de Tracey é intercalada por ambos os personagens principais da trama, Anna e T.J. Fez com que o livro se tornasse ainda mais interessante, pois temos os pontos de vista de ambos. Ou seja, seus medos, desejos e sensações. Existe uma profundidade maior nos personagens.

Inicialmente os dias em que estão na ilha são contados, porém, isso aos poucos some. No total, os personagens ficam por lá durante 3 anos.

T.J é um garoto esperto, com bom papo, inquieto e muito guerreiro, além de ter feito todo o tratamento para retirada do cancêr, ele tem alguns conhecimentos básicos de sobrevivência que os mantém vivos.

Anna é muito doce, comunicativa, um pouco rebelde e insegura.

É agradável o vínculo dos dois se intensificando a cada página. Também é notável a preocupação de Anna em relação a isso e as vontades ocultas de T.J.

Inicialmente temos muito mais no quesito sobrevivência do que um romance em si. A medida que o tempo passa, as vontades de T.J são maiores e Anna começa a notá-lo de outro jeito. Porém, em ambos os personagens há a incerteza de que aquilo perdure após o resgate, se de fato fossem resgatados.

Há vários acontecimentos na ilha, lutam pela comida, pela fome, pela chuva, constroem coisas, descobrem lugares e vivenciam tudo ao extremo. A esperança de ambos não é muito aparente, os personagens meio que desistem de um dia serem resgatados.

Diagramação

É uma capa simples e bem colorida. Senti falta de T.J. Diagramação das páginas é básica. Porém, a fonte utilizada atrapalha um pouco a leitura, é bem pequena.

Considerações Finais

É um livro interessante, muito mais para aqueles que adoram livros onde os personagens tem de viver em condições extremas. É notável o crescimento de T.J. ao longo do tempo. Afinal, foram muitos anos vivendo com pouco e com esperança de que um dia fossem resgatados.

A cumplicidade entre os dois é invejável e muito bem descrita pela autora. Não teria como não haver um laço muito forte entre os dois, devido a essa experiência. Além de debater um tabu em que a sociedade se encontra, no qual pessoas de idades bem diferentes, podem ter um relacionamento maduro e incrível.

Há vários momentos previsíveis. Mas, não deixa de ser mágico e encantador. O leitor realmente torce por Anna e T.J e por um dia em que sejam resgatados.

Promoção

O sorteio será feito no dia 20/11/2013.  O vencedor será contactado pelo e-mail.

a Rafflecopter giveaway