Escola: Os Piores Anos de Minha Vida – James Patterson e Chris Tebbetts

 

escola_review

Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580411225
Ano: 2013
Páginas: 288

É o primeiro dia de aula em sua nova escola, mas Rafa Khatchadorian já sabe que será o pior ano de sua vida. Como se não bastassem seus problemas em casa, agora ele terá que descobrir como sobreviver ao sexto ano. Por sorte, Rafa bolou o melhor plano de todos os tempos: ele se propôs a quebrar todas as regras do colégio, valendo pontos. Porém, professores, pais e valentões não curtiram essa ideia mirabolante. Será que o plano vai passar de mágico a trágico?

proibido

Introdução

Sempre gostei dos livros de James Patterson. Quando vi que lançaria um livro voltado para o público juvenil achei bastante curioso. Pois nunca o imaginei escrevendo para esse público. Porém ele escreve em conjunto com um autor já consagrado no gênero. E essa mistura ficou bastante curiosa.

Narrativa

Tive oportunidade de ler dois livros da série O Diário de Uma Banana. Embora abordem quase o mesmo tema, gostei bastante de como James e Chris tornam o universo de um garoto do 6º ano em algo tão profundo e emblemático.

Rafa é um personagem tão engraçado e tão desastrado que logo no começo da operação R.A.F.A é impossível não se entregar. A narrativa se limita apenas ao ambiente escolar. Temos muitos momentos em que a casa de Rapha é palco, ou seja, abre discussões sobre o ambiente familiar.

Curto, divertido e que dá aquela vontade de quero mais. Os livros que mais me agradam é aqueles que provocam no leitor uma necessidade de continuação. É um ambiente tão gostoso, tão profundo que não se quer sair.

O livro acaba num momento bastante específico e importante. Além disso, um dos personagens acaba sendo revelador. Prestem bastante atenção no melhor amigo de Rapha, Leo. Embora ele não fale muito, a narrativa sem ele não funcionaria.

Diagramação

É um livro bem diagramado e ilustrado. Cada desenho faz parte da narrativa tanto quanto as palavras ali escritas. As duas conversam tão bem e é impossível analisar uma sem analisar a outra. Foi um trabalho muito rico e bem feito pelos 3.

ospioresdiagrama_

Quote favorito

“Assim que entrei na sala de aula, fui direto me sentar na última fileira, o mais longe possível da mesa do professor.

Esse plano só tinha um problema, e o nome dele era Miller. Miller Matador, para ser exato. É impossível não despertar o lado ruim desse garoto, porque ele só tem esse!

Mas eu ainda não sabia disso.” – página 12

Considerações Finais

Tanto como a série Como Treinar seu Dragão, Escola – Os piores anos da Minha Vida são indispensáveis da leitura no gênero. Engraçado, bem feito e com um final que indica que a trama não acabará por ai. Um livro lúdico e cheio de mensagens bacanas para quem está na idade ou para que já vivenciou esse momento. É um livro democrático. Agrada a qualquer tipo de público que esteja disposto a entrar no mundo de Rapha Khatchadorian.