Fique Onde Está e Então Corra

Edição: 1
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765404
Ano: 2014
Páginas: 224
Tradutor: Henrique B. Szolnoky

proibido

Introdução

Em Fique Onde Está e Então Corra, Alfie não entendia o que estava acontecendo no seu aniversário de 5 anos, a maioria dos seus amigos não puderam comparecer e sua vó não parava de resmungar sobre o quão estavam perdidos. O que ele não sabia é que no dia 28 de julho de 1914, marcou o início da Primeira Guerra Mundial. Seu pai se alistou ao exército e após 4 anos sem receber notícia de algo que estava previsto para acabar antes do Natal (só não sabia de que ano). Alfie descobre que o pai estava mais perto do que ele imaginava. Sendo assim, Alfie, faz o possível para reencontrá-lo e levá-lo para casa.

Sobre John Boyne

John Boyne nasceu no ano de 1971 em Dublin, na Irlanda – onde reside até hoje -, e estudou, ainda jovem, literatura inglesa e “redação criativa” (ou Literatura Criativa) na Universidade do Leste da Anglia. Publicou um total de seis romances. Sua obra mais famosa, “O Menino do Pijama Listrado” – que vendeu mais de quatro milhões de cópias em todo o mundo -, passou 76 semanas como livro mais vendido na Irlanda, foi o livro mais vendido na Espanha nos anos de 2007 e 2008 e o número um, também, no Reino Unido, na Austrália e em muitos outros países . Além disso, em Novembro de 2008, alcançou o primeiro lugar dentre os Bestsellers do New York Times. 

Narrativa

A narrativa de Boyne é um ponto forte. Um livro com tão poucas páginas, mas com tanto a dizer que é impossível não se comover e fascinar com a história de Alfie. Um garoto que deixou de ser garoto e foi atrás do que mais ama, a companhia de seu pai. Vivendo os tempos mais difíceis e tentando ajudar em casa, preocupado com sua mãe e os vários empregos o qual ela começa a trabalhar para sustentar a família.

Alfie é um sonhador, é difícil não encontrar características admiráveis no garoto, mesmo com pouca idade, ele é inteligente (muito esperto mesmo) e lida com tudo com a maior naturalidade (mesmo coisas pesadas).

O livro tem um ritmo muito gostoso, é tudo feito com naturalidade e paciência, não há aquela correria em contar a história. Mostra até um amadurecimento por parte do autor.

O cotidiano dessa família é explorado de modo bem profundo, sabemos das dificuldades, conhecemos os personagens e vamos na busca de Alfie torcendo para que o garoto atinja seus objetivos o quanto antes.

Embora seja uma história bonita, ela não é feliz. Pelo contrário, vemos as dificuldades e sofrimentos presentes naquela família e na dos amigos mais próximos. Não é fácil. Pelo contrário, há muito sofrimento.

Diagramação

A diagramação do livro é simples, mas a capa é uma das mais bonitas do autor, reflete bem o ambiente o qual Alfie é “jogado”, na esperança de encontrar e abraçar o seu herói, toda essa esperança fica presente na imagem de um modo bem sutil.

Considerações Finais

Fique Onde Está e Então Corra é uma história de amor, família, união, sonho e a vontade de lutar por um ideal. É um livro que consegue dizer muito em poucas folhas. Outro grande acerto do autor. Afinal, o amor pode curar o incurável.