Macchiato.
  • Inicial
  • Sobre o Macchiato
    • Sobre nós
  • Anuncie aqui
  • Contato
Macchiato
  • Inicial
  • Sobre o Macchiato
    • Sobre nós
  • Anuncie aqui
  • Contato
  • Resenhas

Primavera – Oskar Luts

  • 3 minute read
Total
0
Shares
0
0
0
Total
0
Shares
Share 0
Tweet 0
Pin it 0
Share 0

Primavera

Edição: 1
Editora: Biruta
ISBN: 9788578481384
Ano: 2014
Páginas: 432
Tradutor: Paulo Chagas de Souza

proibido

Introdução

Desde o lançamento, Primavera me chamou bastante atenção. Além de ter sido traduzido em vários idiomas. O livro de Oskar explora bastante a cultura da Estônia, o que me atiçou a leitura foi exatamente isso. É bastante difícil encontrar livros que sejam de países diferentes do eixo comum.

Em Primavera, Arno Tali e seus amigos vivem uma cidade no interior da Estônia, temos as atividades deles durante a escola paroquial e o cotidiano de uma cidade bucólica na Estônia.

Sobre Oskar Luts

Oskar Luts é o escritor estoniano favorito de muitas gerações. Suas inúmeras obras são principalmente romances e contos, e seu legado inclui muitos folhetins e memórias, assim como peças de teatro e traduções. Luts foi literariamente ativo por cerca de 45 anos, 17 dos quais ele trabalhou também como farmacêutico em Tartu, Narva, e Tallinn, bem como na Rússia, de modo que escrever seus primeiros livros foi uma atividade paralela ao seu trabalho como farmacêutico. Em 1922 começou a trabalhar como escritor em tempo integral em Tartu. Em 1936, mudou-se para uma pequena casa em Tartu, onde viveu com sua família até a sua morte. Em 1964, a casa foi aberta como Museu Casa de Oskar Luts. Já com os seus primeiros livros, foi considerado pelos leitores estonianos um escritor nacional. Primavera (1912-1913) é o primeiro e mais famoso título do autor.

Sobre Sandra Jávera

Sandra Jávera é artista gráfica, nasceu em 1985 e formou-se em Arquitetura na Universidade de São Paulo, em 2011. Ilustra livros para diferentes editoras e, além disso, já colaborou com jornais como a Folha de S. Paulo e com diversas revistas como Pesquisa FAPESP, Bravo! e TPM. Desde 2012 mora em Nova Iorque, onde desenvolve em seu estúdio projetos de livros.

Narrativa

A narrativa é bem sensível. É impossível não se encantar pelos personagens, principalmente, Arno e sua amiga Teele Raja.

Eu pensei que encontraria algo mais regional, felizmente ou infelizmente,  as situações que ocorrem no livro são bem universais (tirando as lendas que são contadas durante a leitura, ambientação e o nome dos personagens que por si só são bem diferentes). Os personagens tem suas complexidades, e o que é mais interessante é que se trata de um infanto juvenil que tem nuances de realismo ao invés de fantasia (o que é bem raro atualmente). O cotidiano desses personagens é bem explorado e totalmente detalhado e ambientado de uma forma bem simples, porém, muito efetiva ao leitor.

Embora seja um livro que fala sobre o cotidiano principalmente de Arno, não senti em nenhum momento que o ritmo na narrativa diminui.  Sempre há uma curiosidade a ser explorada. A minha maior curiosidade foi descobrir para onde o livro iria durante sua conclusão. E confesso que não desanimei em nenhum momento (principalmente nesse quesito).

Diagramação

A diagramação do livro é bem delicada, gostei muito da capa e das ilustrações presentes no livro. Dão um panorama interessante e envolvente a trama.

Consderações Finas

Primavera é um livro altamente recomendado aos que adoram clássicos como Oliver Twist e As Aventuras de Tom Sayer. Uma volta a melhor idade, aonde tudo é curioso e diferente. Aonde o dia parece ter mais horas e a doçura do descobrimento do amor consome seus pensamentos mais íntimos.

Total
0
Shares
Share 0
Tweet 0
Pin it 0
Aymée Meira

Previous Article
  • Eventos

Evento: Livros que inspiraram filmes ou séries

  • Aymée Meira
View Post
Next Article
  • Resenhas

Fique Onde Está e Então Corra – John Boyne

  • Aymée Meira
View Post
You May Also Like
View Post
  • Resenhas

O poder do incômodo – José Luiz Tejon

  • Aymée Meira
  • 04/11/2021
View Post
  • Resenhas

A real sobre Empreender – Brian Requarth

  • Aymée Meira
  • 04/07/2021
View Post
  • Resenhas

O óbvio que você deixa passar – Felipe Moller

  • Aymée Meira
  • 04/05/2021
View Post
  • Resenhas

Seja inesquecível – Roberto Kovalick, Leny Kyrillos, Robson Gonçalves , Cintia Borsato

  • Aymée Meira
  • 03/25/2021
View Post
  • Resenhas

o lobo da estepe – Hermann Hesse

  • Aymée Meira
  • 01/02/2021
View Post
  • Resenhas

Sete Dias Juntos – Francesca Hornak

  • Aymée Meira
  • 12/10/2020
View Post
  • Literatura
  • Resenhas

Nascido do Crime – Trevor Noah

  • Aymée Meira
  • 09/06/2020
View Post
  • Resenhas

Meninas Selvagens – Rory Power

  • Aymée Meira
  • 09/06/2020

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O meu carinho pela escrita da Colleen Hoover vem de longa data. Sempre gostei muito dos seus personagens e das mensagens por trás de seus livros. É o primeiro livro da autora no gênero thriller. Quem me acompanha sabe que um dos gêneros que mais consumo e tenho bastante carinho. 338 34
Bora participar de um sorteio📚? 249 611
Boa tarde leitores, como vão? ✨ 674 57
Boa tarde, leitores! Como vão? 705 25
Parcerias abertas 🔓 139 0
Livros de contos sempre me fazem feliz. Gosto bastante do formato e como podemos aprender com eles em poucas páginas. Em VHS - Verdadeiras histórias de sangue, iremos encontrar 18 contos escritos por Cesar Bravo, e seu impecável gosto musical que propõe ao leitor em cada um deles.  Todos os contos têm um ponto em comum, se passam na cidade de Três Rios, uma cidade no interior de São Paulo. 706 65
Macchiato
  • Inicial
  • Sobre o Macchiato
  • Anuncie aqui
  • Contato
O seu site preferido de cultura pop!

Input your search keywords and press Enter.