Graffiti Moon

Edição: 1
Editora: Valentina
ISBN: 9788565859226
Ano: 2014
Páginas: 240

Uma aventura emocionante e perigosa como um grafite clandestino. Uma noite de arte e poesia, humor e autodescoberta, expectativa e risco e, quem sabe, amor verdadeiro. Um artista, uma sonhadora, uma noite, um significado. O que mais importa? O ano letivo acabou, aliás, o último ano do ensino médio. Lucy planejou a maneira perfeita de comemorar: essa noite, finalmente, ela encontrará o Sombra, o genial e misterioso grafiteiro, cujo fantástico trabalho se encontra espalhado por toda a cidade. Ele está de spray na mão, escondido em algum lugar, espalhando cor, desenhando pássaros e o azul do céu na noite. E Lucy sabe que um artista como o Sombra é alguém por quem ela pode se apaixonar — se apaixonar de verdade. A última pessoa com quem Lucy quer passar essa noite é o Ed, o cara que ela tem tentado evitar desde que deu um soco no nariz dele no encontro mais estranho de sua vida. Mas quando Ed conta para Lucy que sabe onde achar o Sombra, os dois de repente se juntam numa busca frenética aos lugares onde sua arte, repleta de tristeza e fuga, reverbera nos muros da cidade. Mas Lucy não consegue ver o que está bem diante dos seus olhos.

proibido

Introdução

Em Graffiti Moon Lucy e Ed, dois adolescentes tem um sonho em comum: buscam ser felizes. Cada um a sua maneira e com seus problemas, mas possuem um interesse em comum: são apaixonados por arte ♥.

Lucy. tem 16 anos e acaba de3 completar o ensino médio. Filha de pais artistas, ela respira arte e encontra significados em várias coisas que muitos julgam simples e sonha com o príncipe encantado. Ela busca conhecer um garoto que goste tanto de arte como ela. Ela aprecisa a arte do grafiteiro Sombra, mas não o conhece e sonha e poder encontrá-lo. Ela aos poucos acha que Sombra é o eleito.

Ed, largou os estudos (pois tem imensa dificuldade em ler e escrever) e arrumou um emprego, com a morte do seu chefe, não sabe o que fazer. Ele não consegue outro emprego e mora com sua mãe e sabe que a mesma precisa de ajuda (ela estuda e trabalha e ele não quer que ela pare de estudar). Então, tenta como pode para arranjar esse novo emprego ou alguma forma de ganhar dinheiro. Ed tem o talento nato para pinturas, não passa um dia sem pintar. Ele tem um amigo chamado Leo, que escreve poesias sobre suas pinturas. Eles assumiram o nome de Sombra (Ed) e Poeta (Leo).

No dia em que Lucy terminou o colégio, ela sai para comemorar com as amigas e encontra Ed. Embora tenham uma inimizade após um fato no passado, ele diz a ela que sabe onde encontrar o Sombra. O que ela não sabe é que ele é exatamente quem ela não imaginava que fosse.

Narrativa

“Sonhar é a única maneira de chegar a algum lugar.”

A narrativa se passa em 24 horas, os capítulos são narrados por Lucy e por Ed (intercalados). Através desse método é possível conhecer e vivenciar um pouco sobre cada personagem: seus objetivos, medos e vontades. Eu sempre fui bastante ligada a arte, ou seja, o livro me encantou muito por esse fato. Ambos os personagens também são bem ligados e antenados, o que me agradou e encantou mais foi o panorama em que as coisas acontecem. Essas 24 horas são bastante bem construídas, é possível ver muitos detalhes e também ver que um dia, pode ser muito na vida desses personagens, coisas com a qual não estamos acostumados num cotidiano. A leitura flui muito bem, a questão não é está em saber quem é o Sombra ou o Poeta e sim, como isso vai ser revelado a Lucy. O que deixa a leitura muito mais interessante e até um pouco divertida, pois temos informações a mais do que a própria protagonista.

Diagramação

A diagramação do livro não poderia ser outra, o trabalho da editora está impecável. Letras agradáveis com uma capa bonita e chamativa.

Considerações Finais

Graffiti Moon é um livro sobre descobertas, artes e amizade. Cath Crowley fez um excelente trabalho, eu jamais imaginaria que um YA book ia me encantar de tal forma. É possível criar histórias de conteúdo e de diversos tipos de personagens. Lucy e Ed com certeza ficarão em minha mente por muito tempo.