direitos

biruta2

Histórias Mal-Assombradas em volta do Fogão de Lenha – Adriano Messias
review_historias

Edição: 4
Editora: Editora Biruta
ISBN: 9788588159358
Ano: 2009
Páginas: 90

Em volta de um fogão de lenha, André ouve do seu avô os “causos”, as histórias de terror que passeiam por Minas Gerais. Se o lobisomem lhe parece familiar, o fantasma que bem de cima do telhado deixa rolar a cabeça, o pé, a mão; felizmente, você não deve ter encontrado ainda… Há muitas histórias “Mal-Assombradas” nas conversas que se esticam pela noite adentro na cozinha daquela fazenda isolada e também misteriosa. Tenha medo, muito medo porque você, leitor, vai conhecer “causos” mineiros do outro mundo.

 proibido

Introdução

O livro faz parte de uma coleção de histórias mal-assombradas. É o primeiro livro dessa série e que promete ter bons textos e boas prosas sobre cada tema a ser tratado. Neste, são histórias de terror que acontecem no interior de Minas Gerais. É um livro ultra criativo e bem explorado.

Narrativa

A narrativa de Adriano é cativante, pois fala com o leitor e o torna em um amigo. Ou seja, quem o lê entra na narrativa de modo fácil. As histórias que conta de lobisomens a mãe-d’agua, mula e saci também estão presentes. São pequenos causos da região que acabam por influenciar e assustar o imaginário de quem o lê. Eu sempre adorei historinhas de contos, lendas e mitos. O livro conta a história de André, um menino que vai passar as férias na caso do vô e ouve os causos que assombram e assombravam a cidade.

O livro é um tipo de obra que faz com que a leitura seja numa passada só. Ele entretém do início ao fim. Com uma linguagem acessível e com histórias bastante envolventes pois ativam a ansiedade em saber de todos os seres que estão presentes nos causos.

Diagramação

biruta3

A diagramação é bastante favorável, num tamanho menor que o padrão dos livros, com imagens assustadoras e bem feitas. Livros desse gênero não podem não ter ilustrações bem feitas, pois fazem um conjunto. A série é toda com capa preta e com uma imagem quase que monocromática.  Ou seja, existe uma harmonia nela.

Quote Favorito

“Vovô pigarreia e pensa numa resposta.

– Ora, meu filho, foi assim e pronto. Eu vi tudo. Vi, sim. Vi com esses olhos que hoje precisam de óculos, essas muletas do rosto. Mas, se não acredita, vou te contar uma história muito arrepiante. Esta é pra nunca mais esquecer.

Fico em alerta. O que seria daquela vez? – 46

Considerações Finais

Embora seja um livro curto, ele deixa aquela vontade de saber o que vem no próximo. Um livro gostoso de se ler e passar a diante. Tanto adulto quanto criança se divertem. Adriano já me encantou com o primeiro livro da série Contos para não dormir.