Jane Austen: Uma Vida Revelada

Edição: 1
Editora: Novo Século
ISBN: 9788542802368
Ano: 2014
Páginas: 224
Tradutor: Katia Hanna

Uma biografia contundente, perspicaz e divertida como uma legítima obra de Jane Austen, a vida revelada da escritora mais importante do século XIX. Embora seja uma das escritoras mais amadas de todos os tempos, Jane Austen ainda é uma figura de grande mistério. Seria ela a gentil e doce tia Jane? Ou uma moça de língua afiada, ardilosa, como sugere sua escrita? Como passava seus dias? E, se ela nunca alcançou o mesmo final feliz de suas personagens, teria ao menos encontrado o amor verdadeiro? Ambientando sua narrativa no contexto da aristocracia inglesa do século XIX, Catherine Reef extrai informações de cartas escritas por Austen para conceber um relato íntimo da vida e dos sentimentos da escritora. A narrativa inclui detalhes dos seis fascinantes romances publicados pela escritora.

proibido

Introdução

Jane Austen: Uma Vida Revelada é um presente aos fãs da escritora. Catherine Reef pegou informações através  de cartas escritas por Jane além de discorrer sobre as obras da autora, sendo assim, um convite e uma renovação de leitores interessados por uma das melhores escritoras que já existiu na face da terra. Há muitos mistérios sobre a vida de Jane, sobre os manuscritos que se perderam, sua obra inacabada… é um prato cheio para uma leitura diferente de tudo que já viu.

Narrativa

Tratando-se de uma biografia, o livro se atém bastante ao gênero, o fato curioso é não ter muitas informações sobre a biografada, cartas, relatos, estudos… que se tornaram esse livro possível. Confesso não ter lido todos os livros dela, mas os que li, senti o quanto aquilo era atemporal, provocativo e diferente. Jane foi uma escritora afiada, esperta e com talento nato para tal. Sua vida pessoal, diferentemente de muitos de seus romances, não foi fácil.

O que me deixou um pouco preocupada é que Catherine conta alguns pontos chaves das obras de Jane e para quem ainda não as leu, talvez fique um pouco irritado com a quantidade de spoilers soltados durante a leitura. Ou seja, se tem medo de spoilers, leia as obras de Jane antes (ou levará um susto)!

O livro também contém fotos, desenhos e documentos que vão tecendo a trama desenvolvida por Catherine, endossam todos os seus relatos de forma bem contundente.

Diagramação

Arrisco dizer que é a melhor capa e trabalho da editora Novo Século. O livro ficou num padrão menor de tamanho, em capa dura, super detalhado (com direito a marcador de fita), cores suaves e com a imagem, que acreditam ser a Jane, mas que ninguém tem muita certeza, afinal, não se tem uma fotografia (a fotografia não havia sido inventada na época) ou algo com que possa comparar. Tudo nessa mulher é um tremendo mistério.

Considerações Finais

O livro cumpre o que promete, uma biografia totalmente não convencional e que trás fatos que até então, alguns fãs da autora não tinham contato. Uma autora que ficou para posteridade e que ganha vários leitores mesmo depois de tanto tempo. Uma leitura obrigatória e muito divertida e ágil a cerca de Jane Austen.