Resenhas

O Começo do Adeus – Anne Tyler

 
O Começo do Adeus

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630397
Ano: 2012
Páginas: 208

Anne Tyler nos leva a um romance sábio, assustador e profundamente tocante em que descreve um homem de meia-idade, desolado pela morte de sua esposa, que tem melhorado gradualmente pelas aparições frequentes da mulher — na casa deles, na estrada, no mercado. Com deficiência no braço e na perna direita, Aaron passou sua infância tentando se livrar de sua irmã, que queria mandar nele. Então, quando conhece Dorothy, uma jovem tímida e recatada, ele vê uma luz no fim do túnel. Eles se casam e têm uma vida relativamente modesta e feliz. Mas quando uma árvore cai em sua casa, Dorothy morre e Aaron começa a se sentir vazio. Apenas as aparições inesperadas de Dorothy o ajudam a sobreviver e encontrar certa paz. Aos poucos, durante seu trabalho na editora da família, ele descobre obras que presumem ser guias para iniciantes durante os caminhos da vida e que, talvez para esses iniciantes, há uma maneira de dizer adeus.

proibido

Introdução

Era um dos livros que sinceramente, li sem pensar ou definir algo antecipadamente.

Narrativa

O livro é muito bem escrito, tem uma temática um pouco complexa e difícil de ser colocada em palavras pois é um sentimento que vai fluindo durante a narrativa. O ponto bem peculiar da trama é o fato de que nosso protagonista é um editor da editora que publica manuais para iniciantes *tradução generosa*. Ao mesmo tempo que a premissa inicial é mostrada o seu trabalho também é bastante discutido e aprofundado.O que me fez gostar um pouco mais da trama. Outro fator que me encantou durante a leitura, foi o fato de mostrar um casamento, um casal que já enfrenta crises e que mesmo que estivessem ausentes, sentiam muito carinho um pelo outro.

O que me incomodou um pouco na trama foi o fato da autora no final tender ao trivial, sem nenhum tipo de novidade para os livros do gênero. Gosto do diferente e o final desse livro não me surpreendeu, nem um pouco.

A falta de um quê a mais fez com que o livro não fluisse  pra um caminho interessante. Não é um livro do qual vou me lembrar por muito tempo, pois não conseguiu me marcar como leitora.

Momento Macchiato

“Mas o curioso é que, naquele momento, percebvi que tinha sobrevivido mesmo. … apesar de sentir uma dor constante, parecia que havia me afastado um pouco, sem saber, daquela primeira dor insuportável.” – 101/102

Considerações Finais

Como disse anterioremente, não esperava nada. A escrita de Anne é bem próxima do meu gosto. Porém, faltou um pouco mais de ousadia. Sabe aquele livro que não se arrisca? Não se surpreende. Então, Começo do Adeus soou dessa forma pra mim.

Qual a sua reação?

Entusiasmado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Em dúvida
0
HAHA
0
Aymée Meira
Aymée, mas pode me chamar de Amy. Adora um bom café, filmes (já perdi a conta de quantos vi) e livros dos mais diversos gêneros, incluindo eles Stephen King, Agatha Christie, Joe Hill, Harlan Coben e Tess Gerritsen.

Você também pode gostar

Mais em:Resenhas

1 Comentário

  1. Esse livro está na minha lista de desejados. Gostei da sua resenha pois quando for ler o livro já saberei como a leitura vai fluir, sem a pretensão de ser um romance forte. Pena que o final não surpreenda.
    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!

  2. Ei, Amy! Este livro está em minha lista de desejados, e gostei muito de sua resenha! Diferente de você, estava/ e ainda estou trazendo expectativas para com esta história (o que é algo que realmente procuro evitar, para evitar decepções futuras ao longo da leitura), mas a sinopse me deixou bem curiosa, e tudo mais. É uma pena que no seu caso, o final tinha sido previsível… Espero que ele possa me surpreender mais. Beijos.

  3. Pois é…mais um livro que não me chamou a atenção. Gosto de historias fortes, marcantes e parece que essa deixa a desejar. Bjkssss

  4. Parece ser bem simples e, como vc disse, trivial. A temática não me interessa tanto, pois não é tão elaborado o enredo… se fosse, talvez me interessasse.

  5. Sinceramente esse livro não faz muito o meu estilo de leitura, mas se um dia tiver oportunidade (alguém me emprestar, ou ganha-lo em algum sorteio), lerei sim. Afinal a história me parece um pouco interessante.
    @_Dom_Dom

  6. Totalmente sem sal esse livro. Não aumenta nada, não prende. Realmente esse foi um dos livros mais sem gracinha que a NC lançou. Fiquei decepcionada =/
    http://pausaparaumcafe.com.br

  7. Não parece ser um livro ruim, porém nao faz meu estilo de leitura e eu realmente não faço nenhuma questão de ler xD
    Gostei da sua resenha! =*

    1. Ah, fico feliz que tenha gostado florzinha.
      É, eu li por motivos de curiosidade… provavelmente, não lerei novamente.
      beijos ;*

  8. Nossa eu jurava que esse livro iria surpreender não sei o motivo exato que me fez pensar assim. Pelo menos quando eu lê-lo sei como vai ser a leitura e espero não me decepcionar muito principalmente com o final..

    1. ahhhh *-* boa sorte Carol.
      comigo, não deu.
      beijos

  9. Também não senti nada de especial ao ler a sinopse pela primeira vez… é exatamente o tipo de livro que eu até leria se me caísse em mãos, emprestado ou presenteado, mas não compraria.

  10. Também não compraria, parece bem fraco

  11. Não parece um livro tão bom assim. Fraco! Sua resenha não me animou nem um pouco, principalmente quando você disse que o final não é surpreendente =/

  12. esse livro me parece bom, espero poder ter a oportunidade de lê-lo.
    bju

  13. Que pena…não esperava que este livro fosse assim tão trivial…tão pouco surpreendente. Esperava algo mais pela sinopse. E pelos comentários, parece que mtos tem uma opinião como a sua 🙁

Os comentários estão fechados.