Royale com Queijo

ISBN-13: 9788565859585
ISBN-10: 8565859584
Ano: 2015 / Páginas: 240
Idioma: português
Editora: Valentina
Assista ao booktrailer

 

Alguns dos maiores prazeres da vida reunidos em livro. Royale com Queijo – As mais deliciosas frases sobre gastronomia do cinema é uma compilação com mais de 600 citações sobre bebidas e comidas, extraídas de produções cinematográficas. Agrada leitores dos mais variados gostos e perfis, desde os gourmant até os adeptos de fast-food, sem distinção. Escrito pela publicitária Mariza Gualano, autora de livros de referência sobre a sétima arte. “Royale com Queijo” é uma excelente pedida para acompanhar solitários ou para uma leitura compartilhada. Foram reunidas frases de clássicos como A festa de Babete, Comer, rezar, amar, A comilança e Chocolate. Gabriela, cravo e canela e Estômago são dois exemplos brasileiros. Há ainda os cultuados representantes do fast-food como Um dia de fúria e Pulp Fiction. A edição vem acompanhada de um índice de filmes, em que o leitor é convidado a ser também crítico cinematográfico, ao pontuar avaliações sobre as produções selecionadas na coletânea de frases. Há, ainda, espaço para que anote frases que não estão no livro, mas que fizeram parte de sua vida.

Introdução

Em Royale com Queijo, somos levados a duas paixões: comida e cinema, quem não gosta? Ei, não vale mentir!

Mariza Gualano seleciona os melhores quotes do cinema que envolvem as deliciosas comidinhas. Com uma série de filmes que são considerados clássicos, outros nem tanto, mas que tem pra todos os gostos. Fiquei ainda mais feliz de ver Estômago prestigiado na obra. Além de ter a relação com a comida diretamente na trama, é um filme excelente e um dos muitos que dá orgulho de bater no peito e dizer que aquele filme é Brasil.

Sobre Mariza Gualano

Carioca e louca por cinema. Mariza é autora dos livros Ouvir Estrelas – As melhores frases e diálogos do cinema e Quanto Mais Quentes Melhor – As melhores frases de Sexo do Cinema. Também escreveu com Marici Passini as novelas Leblon Blues e Arpoador In. Assina as colunas de cinema Plano Geral e Short Cuts no site de filosofia do Centro de Estudos Claudio Ulpiano.

Narrativa

A narrativa do livro é super rápida, tão rápida que quando me dei conta, já estava assistindo a um dos filmes citados na obra. O livro tem uma boa gama de citações sobre vários pontos de vista. Algumas são tiradas de animações e outras de filmes mais antigos que muitos da nova geração não tiveram oportunidade ver. É um livro que não deixa nenhum gênero de lado.

Diagramação e Capa

A diagramação do livro é um capítulo a parte. O trabalho gráfico da Valentina também caprichou na edição. Sendo um dos livros mais bonitos da editora ♥

Citações favoritas

Selecionei algumas das passagens que mais me agradaram!


Considerações Finais

Royale com Queijo, foi uma sacada de mestre da autora. Ele promove vontades “cavalares” de assistir todos os filmes novamente. A cada citação que você lembra, uma saudade vem à tona. E claro, o estômago também já dá indícios de fome.

Ah e quem nunca deu um pitaco de crítico à la Rubens Ewald Filho? No final do livro você pode realizar esse sonho e classificar os filmes da forma que achar pertinente. Um livro ótimo pra se ler junto, pra conhecer novos filmes e que possui uma interação muito divertida. Vou guardá-lo com todo o carinho e os filmes que ainda não assisti, estão na minha watchlist ♥ Faltou alguma citação sobre comida? Tudo bem, há um espaço para você colocar suas passagens favoritas no livro.