Tampa

Edição: 1
Editora: Rocco
ISBN: 9788532529329
Ano: 2014
Páginas: 320
Tradutor: Maira Parula

Eleito o livro mais polêmico do último verão pelo jornal britânico The Guardian, Tampa, romance de estreia da norte-americana Alissa Nutting, narra a atração doentia de uma jovem professora, casada e bonita, por seus alunos, e o tórrido caso de amor que viveu com um deles, de apenas 14 anos. Baseado em um caso real, o livro surpreende ao descrever uma protagonista ao mesmo tempo delicada e espirituosa, com uma intensidade de psicopata quando se trata de suas obsessões sexuais, numa trama com altas doses de erotismo e pitadas de humor negro.

proibido

Introdução

Em Tampa, Celeste é uma professora substituta de 23 anos em uma escola em Tampa, na Florida. Bonita e com uma sensualidade explosiva, vive um casamento frustrado com um homem mais velho. Porém, sua paixão está em garotos adolescentes, de 14 anos. Sendo assim, ela começa a lecionar com o intuito de encontrar um garoto para satisfazer as suas necessidades e impulsos sexuais. Sendo assim, passamos a vivenciar seus pensamentos e a busca por esse tal garoto. Além disso, temos as consequências de suas ações.

Sobre Alissa Nutting

Alissa Portrait

Alissa Nutting vive em Ohio com seu marido, sua filha, e dois mimados cães minúsculos. Tampa é o seu romance de estreia. Ela é uma professora assistente de escrita criativa e literatura inglesa na Universidade John Carroll.

Site oficial – Twitter

Capas pelo mundo

17225311 18747117 22037097 22389089

Narrativa

Desenvolvido em primeira pessoa e baseado em fatos reais. Alissa discorre uma narrativa que beira ao nojo e a repulsa. Mas também pode ser lida na compreensão de vivenciar uma mente que beira a doença. O leitor precisa deixar um pouco o racional de lado e não a julgá-la nos primeiros capítulos. É preciso ter uma mente bem aberta para deixar Celeste falar. O livro promove uma gama de questões muito interessantes. Além do que, adianto que a festa acaba para Celeste. O senso de justiça promove isso após o clímax. Temos o processo de escolha de Celeste, o relacionamento dela com os professores e suas aulas, temos a sua vida como mulher e dona de casa. Após sua “vítima” ser selecionada, vemos que aos poucos ela solta as rédeas e o relacionamento acaba indo por água a abaixo. Antes, vemos a frieza e o calculismo em tomar atitudes, aos poucos vemos ela perder o controle e o fio da meada. O desenvolvimento dos outros personagens não é muito discutido, temos a visão de Celeste e apenas isso. Vivenciar em uma cabeça de uma pedófila é algo bastante provocador e inusitado. O que deu a autora grande destaque foi a coragem em fazê-lo.

Diagramação

Confesso que a capa da edição brasileira é a mais bonita. Todas abordam o sexo de alguma forma. Mas de modo simples é até inusitado, fez um bom trabalho gráfico. Não vi grandes erros de digitação ou gramática. O livro está bem revisado e conta com uma boa fonte para leitura.

Considerações Finais

Tampa não é um livro para se gostar. Tampa é um livro para vivenciar na pele de alguém que tem atrações por menores e as consequências que essas ações podem proporcionar. A psique é muito discutida no livro . A protagonista tem uma visão bem clara do que quer e do que não quer. E o mais surpreendente, não entende o motivo de espanto e o quão errado é se envolver com o que é proibido. Para ela, é algo latente e necessário.