Travessia – Ally Condie

Travessia

Edição: 1
Editora: Suma de Letras
ISBN: 9788581050744
Ano: 2012
Páginas: 280
Tradutor: Renato Marques

Em busca de um futuro que pode não existir e tendo que decidir com quem compartilhá-lo, a jornada de Cassia às Províncias Exteriores em busca de Ky – levado pela Sociedade para uma morte certa –, mas descobre que ele escapou, deixando uma série de pistas pelo caminho. A busca de Cassia a leva a questionar o que é mais importante para ela, mesmo quando vislumbra um diferente tipo de vida além das fronteiras. Mas, à medida que Cassia tem certeza sobre o seu futuro com Ky, um convite para uma rebelião, uma inesperada traição e uma visita surpresa de Xander – que pode ter a chave para revolta e, ainda, para o coração de Cassia – mudam o jogo mais uma vez. Nada é como o esperado em relação à Sociedade, onde ilusão e traição fazem um caminho ainda mais confuso.
proibido

Introdução

A continuação de Destino, me deixou sem palavras. Por um motivo simples. No Goodreads tinha a pior classificação da série. Isso me deixou preocupada. Mas ao ler compreendi o desgosto por parte de alguns. A poética, a inserção de muitos momentos com poesias escritas pelos personagens e citações. Como disse anteriormente em outras resenhas, adoro o contrário. Talvez seja esse o motivo de gostar tanto de Travessia, que nada mais é um momento importante na vida desses personagens que estão em busca de um lugar melhor e distante da Sociedade.

Narrativa

A narrativa de Ally começa quando Ky está longe de Cassia e a mesma vai em busca dele. Grande parte do livro é a busca e o encontro que se faz entre os dois personagens que tem um sentimento recíproco. Nesse livro vemos Cassia escrevendo, lembrando, sentindo e vivendo experiências. No anterior não tinha gostado tanto da personagem, que ficava meio apagada em meio a sua própria confusão. Ao ler Travessia, notei algumas mudanças que me fizeram acreditar mais no potencial e na coragem que ela mantinha escondida durante um tempo e que até mesmo acho que ela não sabia do potencial que tinha. A narrativa deixa outra lacuna em aberto. Uma vida nova será parte da continuação do livro. O que contribui para o suspense da resolução do mesmo. De fato é um livro que trabalha bem as palavras e as articula de modo que o clichê se reinventa e não é percebido.Se torna original pela linguagem poética inserida no livro em um contexto onde a esperança é ténue e a qualquer momento algo pode vir de frente e destruir um sonho ou vontade contida nos personagens. Outro dado novo é que o livro é divido por Ky e Cassia durante os capítulos. Um capítulo é Ky e outro Cassia e assim por diante, achei que quando finalmente se encontrassem, isso acabaria. E felizmente não, o que víamos era a situação por dois lados totalmente diferentes.

Momento Macchiato

“Ao longo da parede de cimento no pé de escadas o gelo traçou um desenho. Imagino que é como se alguém tivesse pintando estrelas ou flores esxatamente na hora certa; um registro momentâneo de beleza que vai desvanecer rápido demais. – pág 271

 

Considerações Finais

Gosto de livros que abordem o gênero e gosto da qualidade da continuação. Me surpreendi com Ally e espero que o próximo livro não me decepcione. Pois tudo leva a crer que o livro tem 50% de chance de ser bem sucedido e os outros 50% não. Veremos somente quando ele for lançado pela Suma. O aguardo sem muitas expectativas, pois criar algo e não surpreender gera frustração.