Star Wars: Um Novo Amanhecer
ISBN-13: 9788576572114
ISBN-10: 8576572117
Ano: 2015 / Páginas: 424
Idioma: português
Editora: Aleph

Introdução

Eu assumo, leio tudo fora de ordem e ainda consigo me concentrar nessas histórias fascinantes que permeiam o universo expandido de Star Wars. Esse livro é o primeiro da nova cronologia de Star Wars.

Em Um novo amanhecer, a trama se passa dez anos após a Vingança de Sith. Entre os episódios III e IV. Logo após as queda dos Jedis. O livro também narra a vida de Kanan Jarrus que vive de planeta em planeta sempre aceitando trabalhos perigosos e tentando esquecer suas raízes Jedi, já que a maioria deles estão mortos. Fugindo e se escondendo para se manter vivo. Está trabalhando na exploração de minério na lua Cynda, onde tem reservas de toridílio (material para construir destróiers estelares pelo Império) e é bastante explorada e de sumo interesse para o Império.  Sua paz é abalada quando Conde Vidian começa uma grande inspeção pela lua para conseguir aumentar a produção do materal a mando do Imperador . Kanan com a ajuda de Hera tentam impedir seja qual for os planos de Vidian e claro, não será nada fácil.

O livro é um prequel da história que dá origem ao desenho animado, Star Wars: Rebels (Disney XD).

John J. Miller também escreveu Kenobi da série Legends, também publicado pela Aleph.

Sobre John Jackson Miller

John Jackson Miller é um escritor, jornalista e historiador, conhecido tanto por seu trabalho como roteirista de séries do Universo Expandido da franquia Star Wars quanto por suas pesquisas quanto ao histórico de circulação de revistas em quadrinhos, apresentadas tanto no livro Standard Catalog of Comic Books quanto no site de sua propriedade The Comics Chronicles.

Edições estrangeiras

20262705 23148814

Narrativa

A narrativa é bastante descritiva e o que mais gostei foram as descrições dos personagens, principalmente Hera, uma personagem das poucas exploradas tão bem nesse universo. Repleto de cenas de ação, ou seja, as 400 e poucas páginas vão te fisgar facilmente. A divisão por fases também mantém o leitor ainda mais curioso com os acontecimentos. São elas: Ignição, Reação, Detonação e Avaliação dos Danos. A cada nova fase há fragmentos de manchetes do HoloNoticiário, tornando a leitura com um que de irônica, só posso adiantar isso, ou acabaria contando diversos spoilers, mas todos os trechos tem uma relação muito clara com os acontecimentos de cada fase.

Os aspeços psicológicos são colocados de modo muito claro por Miller, algo que vocês já sabem o quanto gosto. Além de Hera, temos Sloane, capitã do Destroyer Ultimatum, Lal, chefe da empresa de mineração onde Kanan trabalha e Zaluna, chefe de segurança do planeta Gorse. Todas tem cargos grandes e tem papel bastante marcante na trama.

Capa e diagramação

Falar sobre o trabalho gráfico da Aleph é sempre uma repetição infinita de elogios. Adoro a diagramação, o cuidado com a edição e as capas maravilhosas que fazem em todas as suas edições, Um novo amanhecer não foi diferente, um presente aos fãs e aos novos fãs que estão por vir.

Considerações finais

Um novo amanhecer tem um pouco pra todos os gostos, vai ver cenas onde a ação ganha destaque, terá descrições de vários momentos chave da trama e um desenvolvimento de personagens bem feitos. Regados à muitas imagens holográficas ♥, stormtroopers, dróides, batalhas e viagens fascinantes. Espero poder ler outros livros do John J. Miller. Acabou se tornando um dos meus autores favoritos dos livros que exploram o universo de SW. A título de curiosidade, James Luceno é o meu favorito ♥