Uma Questão de Confiança – Louise Millar
questao_review
 
Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581631936
Ano: 2013
Páginas: 384
Tradutor: Ana Paula Corradini

Em um subúrbio tranquilo de Londres, algumas mães se ajudam através de amizade, favores e fofocas. No entanto, algumas delas não parecem confiáveis e outras têm segredos obscuros. Quando Callie se mudou para seu novo bairro, pensou que seria fácil adaptar-se. Contudo, os outros pais e mães têm sido estranhamente hostis com ela e com sua filha, Rae, que também descobriu como é difícil fazer novas amizades.

Suzy, seu marido rico e seus três filhos parecem ser a única família disposta a fazer amigos, mas, recentemente, a amizade com Suzy anda tensa. Ainda mais com a atmosfera pesada que pairou sobre o bairro após a chegada da polícia e o relato de um possível suspeito morando no bairro.

O que Callie e sua pequena Rae podem esperar? Em quem confiar? E, sobretudo, como imaginar que certas atitudes rotineiras podem colocar em risco a vida de sua pequena filha? Verdades e mentiras parecem se esconder nestas pequenas casas.

proibido

Introdução

O livro não tinha me chamado bastante atenção, porém curiosa com a sinopse que pouco detalhava a trama o solicitei. Não me arrependi. Foi um dos livros que mais gostei da nova leva de lançamentos da Novo Conceito. É um livro que começa de modo bem morno e no final você está virando as páginas freneticamente e com o coração acelerado para saber o que acontece com os personagens. Muito bem escrito, detalhado sem exagero e com uma premissa bastante chamativa. Afinal, deixar o seu filho com uma amiga pode ser bastante perturbador.

Narrativa

Narrativa como disse anteriormente é bem morna de início. Callie se muda para um novo bairro e sua filha Rae enfrenta bastante dificuldade de se adaptar a nova rotina e a fazer novos amigos. A família de Suzy abraça a nova família porém as coisas tomam um rumo bastante controverso. Suzy não é tão boazinha como ela se mostra ser, porém ela adquire a confiança de Callie.

O livro é divido em capítulos protagonizados por Suzy (a vizinha samaritana), Debs (a nova moradora que incita dúvida) e Callie. A descrição e precisão das cenas foram muito bem elaboradas. A conclusão não poderia ser melhor, ela funciona bem. O livro parece se tratar de uma história verdadeira.

O mais bacana é que suscita um dos medos maiores para quem é mãe. Pois sempre achamos que ninguém vai cuidar tão bem de sua prole. Porém quando o dever o chama fica difícil deixar de lado compromissos, ainda mais que o livro se passa em momentos atuais, onde a mulher busca a independência financeira.

Diagramação

Bastante confortável, a editora utilizou um tipo de papel mais leve e um pouco mais escuro no começo dos capítulos. O livro ficou bastante bonito por dentro. Confesso não ter morrido de amores pela capa ou pela utilização da fonte por parte do designer da editora. Acho que faltou passar mais a ideia do livro através da capa. Ele não se destaca.

Quote Favorito

“Mapeio cada cômodo, empacotando mentalmente tudo o que Rae e eu temos. Não é muita coisa. Tanto trabalho para tão pouco.

É isso. Fim.

É possível haver um fim para algo que não teve começo?” – página 279

Considerações Finais

Gostei bastante do livro, acho que cumpriu bastante com o que prometia, uma trama cheia de suspense e boas cenas. A autora já publicou um livro esse ano, se chama Accidents Happen. Ou seja, a autora não parou por aí.

Accidents Happen: A Novel

Sorteio

Tá rolando um sorteio super bacana do livro, participe!