Vaclav & Lena

Edição: 1
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580572056
Ano: 2012
Páginas: 272
Tradutor: Maria Luiza Newlands

Vaclav e Lena parecem destinados um ao outro. Eles se encontram pela primeira vez aos 6 anos, numa aula de inglês para imigrantes em Brighton Beach, no Brooklyn. Vaclav é precoce e falante. Lena, com dificuldade no idioma, refugia-se na segurança de sua adoração por ele. Ele imagina a história dos dois se desenrolando como em um conto de fadas. No entanto, uma das muitas verdades a serem descobertas nessa extraordinária obra de estreia de Haley Tanner é que “felizes para sempre” nunca é um desfecho garantido. Um dia, Lena não vai à escola. Desaparece da vida de Vaclav e da família dele como num cruel truque de mágica. Durante os sete anos seguintes, Vaclav deseja boa-noite a Lena todos os dias, perguntando-se se ela faz o mesmo onde quer que esteja. No dia do aniversário de 17 anos de Lena, ele finalmente descobre o que aconteceu. Haley Tanner tem a originalidade e a verve de uma contadora de histórias nata, e também a ousadia de imaginar um mundo em que o amor pode superar as circunstâncias mais difíceis. Em Vaclav & Lena, a autora dá vida a dois inesquecíveis jovens protagonistas que evocam a alegria, a perplexidade e a paixão de se ter uma profunda e duradoura ligação com outra pessoa.

proibido

Introdução

O primeiro livro de uma autora que tem um potencial bastante elevado. Nessa história, Vaclav e Lena protagonizam uma linda trama de amizade, amor e companheirismo. Temos a trajetória dessa amizade desde seu início aos 6 anos, quando vieram morar no Brooklyn (NY). Ambos são inseparáveis e de repente, Lena some e Vaclav sempre tem de conviver com isso, embora não aceite, mas tem esperança de um dia voltar a tê-la. Vaclav tem o sonho de ser o melhor mágico e acredita que isso não seria possível sem sua bela assistente, Lena.

Narrativa

A narrativa é bem linear e dividida em 3 partes. A primeira mostra o afeto e a cumplicidade existente nesses personagens emblemáticos, principalmente Vaclav e o sua perseverança em ser um grande mágico. Na segunda parte do livro é o período em que Vaclav fica sem Lena. O leitor sofre juntamente com o garoto, porque até então, não se sabe o motivo pelo qual Lena sumiu, nunca ligou ou mandou alguma carta. Mesmo longe, Vaclav tem a esperança de que um dia se encontrem e todos os dias pensa nessa nessa possibilidade embora continue com sua vida. A terceira é o reencontro, é aquele momento pelo qual se espera a trama toda, porém, nem tudo é como se imagina. Hayley tem uma proposta bastante diferente, o que agrada. Sabemos o real motivo de seu desaparecimento e a determinação de Vaclav em ajudar a sua assistente Lena.

Quote Favorito

“Todo o dia ele acorda pensando que Lena pode voltar. Todo dia, na volta para casa e vai direto para o seu quarto, e não sai para jantar, e não sai quando é chamado, e não sai nem responde quando a mãe senta-se do lado de fora da porta, chorando baixinho e dizendo:

– Por favor, por favor…”

Considerações Finais

A diagramação do livro é um charme a parte. Mantiveram a capa da edição americana e o tamanho e a fonte escolhida facilitam a leitura da obra.

Vaclav & Lena é um livro doce, amargo em alguns momentos, mas na maioria deles é brilhante. Um ótimo romance de estreia, com algo simples, modesto e sem nenhuma pretensão. Uma trama que vai quebrar os corações mais gelados, com sentimentos profundos. O amor sem fronteiras e o amor que cura dores que se julgam incuráveis. Perfeito.