A Gênese Africana – Leo Frobenius, Douglas C. Fox
A Gênese Africana
Leo Frobenius, Douglas C. Fox
Edição: 2
Editora: Martin Claret
ISBN: 9788572328081
Ano: 2011
Páginas: 248
Comprar: R$12,15
Por meio de várias histórias recolhidas numa viagem, esta obra mostra a riqueza mítica e folclórica da África. Entre os contos apresentados, encontram-se as lendas cabilas da criação, hauçás, fulas e soninquês, acompanhadas por pinturas rupestres originais.
Introdução/Premissa
Eu estava doida para ler esse livro. O livro me encantou de tal forma que valeu cada minuto gasto virando páginas e conhecendo um pouquinho sobre os mitos e lendas africanas. Não tinha lido nada sobre o assunto e isso me apeteceu de tal forma que provavelmente irei procurar outros livros sobre o assunto. O livro é bem completo e a série é bem encantadora. A narrativa varia de cada povo. Em todos há assuntos com criaturas animais que falam com pessoas e animais que falam com outros animais. Como o próprio título diz, o assunto é a gênese. A origem da criação dos seres humanos (comportamentais) e dos animais (reflexões muito além do que se imagina).
Narrativa
Uma coisa que aprendi durante um tempo foi a distinção entre tribo e povo. Tribo é o nome que se dá a cada uma das divisões dos povos antigos, possuindo um território e com algum tipo de comando, possuindo em comum a mesma ancestralidade. Povo é o conjunto dos cidadãos de um país. As pessoas que estão vinculadas a um determinado regime jurídico, a um estado. Um povo está normalmente associado a uma nação e pode ser constituído por diferentes etnias. O livro em questão trabalha os povos africanos são eles: Berberes, Cabila, Soninquês, Urronga entre outros. Os Berberes e Urrunga me chamaram bastante atenção, um pela simplicidade e pelas ilustrações e outro pela complexidade da história. O conto que chama mais atenção é o conto chamado A Velha, acho que é o conto mais extenso e que está mais aberto a discussão do que todos os contos que estão nessa edição. Pois fala não somente de questões sociais como o tratamento com os deficientes visuais. A maldade e a vontade do ser humano de se beneficiar do que é do outro a qualquer custo. São reflexões muito gostosas de vivenciar, pois mesmo que duras servem de uma lição com um tom de moral que não chega ao exagero.
Momento Macchiato
Considerações Finais
É um livro que encanta pela qualidade textual que apresenta. Não vi erros graves na publicação da editora, o que agrada muito mais uma leitura quando há uma boa tradução. A diagramação é simples e não dói os olhos ao ler. O engraçado é que o livro evoca cores, cheiros e sabores diferentes. Transformam um dia de calor absurdo em constantes presamentos nada supérfluos. É uma ótima dica para quem aprecia contos, mitos e lendas. Pois desde a introdução somos imersos naquele ambiente totalmente diferente do nosso. E mesmo que alguns contos tenham um teor sexual elevado, nada do que entrar em contato com outra cultura.
ahh, que bacana!
Eu nunca tinha ouvido falar desse livro ahusahsu, mas gostei! Quem sabe não leio né?
Adorei a resenha flor!
Sucesso aqui no blog sempre ;*
Beijos
Aymée!
Livros que mostram a cultura e a educação de um povo são muito interessantes, pois podemos aprender os diversos aspectos das tribos e dos povos, inclusive a psicologia que move a população.
A resenha está ótima, gostei demais.
Desejo uma semana produtiva e com paz em seu coração!
Cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/
Gostei da forma que resenhou o livro, bem sucinta, porém com tudo que foi necessário para me fazer querer ler esse livro JÁ!
Beijinhos,
May ;*
Tem meme no blog para você http://ashistoriasnaoacabam.blogspot.com.br/2012/03/meme-das-11-coisas.html
Vou se sincera, a capa tem que me conquistar ao menos um pouco, senão eu não tenho vontade nenhuma de ler, essa capa não é lá essas coisas, mas não se deve julgar o livro pela capa né? Mas até que parece um livro legal, se um dia eu ganhar porque não ler? rsrs
Beijinhos amore s2
Oi Aym
Adoro ler sobre culturas diferentes,e ainda mais este em forma de contos, já chamou minha atenção.
Amei a ilustração.
bjos
oii amiga!!!
nossa, que livro diferente, e super interessante!
nunca vi nada parecido, que abordasse esse tema africano, e em contos…
fora que essas 5 canequinhas deve ser porque o livro é realmente fantástico, fiquei suuuper curiosa pra ler^^
megaa bjoo
;**
Oi, que legal!
Não conhecia esse livro mas achei bem interessante!
Deve ensinar varias coisas sobra a cultura africana, que nós não conhecemos.
André Luiz
http://www.viajandonoslivros.com
Oi flor!! Que bacana você se interessar por esse tipo de livro! Hihih, eu não me interesso pela cultura africana, confesso. Talvez por não ver/ler muito a respeito, não sei! Mas gostei da resenha e seus desenhos são show! Hihihih!
Beijos!
Bem Bacanudo não tinha ouvido falar desse ainda.. me interessei vou ver se encontro ele em algum lugar pra ler !!!
otima dica!!
aah a cultura *_* sempre é um grande aprendizado , saber sobre a cultura d outros povos. um segredo , uma lenda, uma musica ,… e a cultura africana é rica em magias ,folclore ,cnhecimentos de antepassados =) li ” ailha da magia” mas o livro tinha paginas em branco (fala serio, nas melhores partes) ai nao cosegui ler tdo, mas abandonei cm pesar , e curiosidad .esse deve ser mto bom tbm
Parece bom … fiquei com medo da capa :/
Os livros africanos têm a vantagem de serem sempre encantadores, pois muitas vezes nos apresentam suas crenças e lendas. Leia tb Mia Couto, sempre tem algo de fantástico na narrativa… e muitos neologismos, deixando a leitura cativante.
abraços,
Luciana
Oi Aymée
Que demais a sua resenha, gostei muito de saber mais sobre esse livro, confesso que não tinha prestado muito atenção nele e nem sabia ao certo sobre o que se tratava.
Foi ótimo saber que fala sobre a cultura, mitos e lendas, caramba adorei, preciso ler esse livro com urgencia!
Beijinhos
Renata
http://escutaessa.blogspot.com/
http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
@blogescutaessa
Oii Amy, tudo bem querida?
Adorei a sua resenha, o livro parece ser bem interessante. Mas confesso que se tivesse em uma loja esse não seria um dos livros que eu compraria.
Um beijo.
Bia – Blog Escrevendo Mundos
Ótima resenha, fiquei super a fim de ler o livro *-*
Esse livro deve ser muito interessante!
Nunca vi um livro que abordasse tanto sobre a África.
O livro deve ser fantástico levando em conta a sua resenha.
Gosto bastante de livros que abordam as culturas, tradições, folclores de outras regiões do mundo, e que são completamente diferentes da nossa. Nunca li nada sobre a África, e esse livro me chamou bastante atenção. Se um dia tiver oportunidade, lerei, sim.
@_Dom_Dom