Gurus da Gastronomia apresenta o perfil de 20 profissionais que influenciaram a história da alimentação. A obra aborda temas como a criação de pratos não convencionais, a introdução de ingredientes exóticos ou as novas formas de preparo de alimentos, caso do chef catalão Ferran Adrià, um dos criadores da cozinha molecular e ex-proprietário do restaurante El Bulli, que esteve entre os melhores restaurantes do mundo na lista da revista britânica The Restaurant. O livro traz ainda receitas especiais de cada profissional e dicas preciosas para os profissionais da área.

 Gurus da Gastronomia

Edição: 1
Editora: Prumo
ISBN: 9788579272790
Ano: 2013
Páginas: 319
Tradutor: Camila Werner

proibido

Introdução

O livro Gurus da Gastronomia é um livro em que Stephen Vines apresenta os 20 profissionais que influenciaram a história da alimentação e que inspiram novos chefs e apreciadores.

Ray Kroc

 

Entre eles estão Julia Child (que acabou ganhando até um livro e um filme), Henry Heinz (industria de enlatados), Ray Kroc (McDonald’s) e um dos mais tradicionais chefes de cozinha, Georges Auguste Escoffier.

Narrativa

A narrativa do livro é bem estruturada. A cada capítulo conhecemos um ícone da indústria. Sejam chefes, criadores, empresários e até apresentadores de tv.  Todos começam com uma observação do autor do motivo de estar entre os selecionados. Cada ícone tem seu subtítulo. Seja o Mestre dos Mestres, ou “ajudando os americanos a cozinharem”. O livro é bastante denso tanto nos argumentos quanto na biografia de cada um. No final de cada profissional, existem receitas. Algumas um pouco mais complexas e outras que podem ser feitas no cotidiano de modo muito simples e prático.

A única coisa que me fez falta foram imagens pra ilustrar. É o primeiro livro sobre comida o qual eu não vi nem se quer uma foto.

Julia Child ♥

Considerações Finais

O livro é ótimo para quem aprecia gastronomia. É obrigatório para quem estuda e quer conhecer literalmente, Gurus do ramo. É uma narrativa bem específica. Gurus da Gastronomia é um ótimo livro para quem gosta de adquirir um pouco mais de conhecimento. Aprendi muito com o livro e todos os selecionados foram bem importantes. Alguns eu confesso que não conhecia. Porém, o livro me permitiu ter um maior contato. Alguns dos chefs acabei procurando saber mais sobre através de outros livros e sites.