O Plano é o Amor
ISBN-13: 9788578552480
ISBN-10: 8578552482
Ano: 2015 / Páginas: 192
Idioma: português
Editora: Giz Editorial

Introdução

Em O Plano é o amor, Giovana realiza um grande sonho da sua vida, ela se casou com Rick, seu grande amor. Mas o seu final feliz está longe de chegar, ela vive uma etapa bem difícil da sua vida e mora com a tia dele Neli, que está disposta a acabar com a harmonia desse casal. Eles não andam bem das finanças e o fato de Giovana ter dificuldade pra engravidar são parte de seus medos e inseguranças. Ela se sente abandonada e está prestes a desistir de seu plano inicial e o seu conceito de felicidade. É sobretudo, uma história de amor e fé em poucas páginas, mas que são suficientes para uma reflexão que vai além delas.

Sobre Neiva Meriele

Foto -Neiva Meriele

Neiva Meriele nasceu em 1989, na pequena cidade de São Francisco de Paula, Serra Gaúcha. É filha do meio de um casal de missionários. Passou sua infância e adolescência mudando com frequência de escolas e cidades, chegando a morar dois anos e meio no exterior. Essas constantes mudanças fizeram com que extraísse o melhor de tudo o que via, e dessa forma alimentava o grande sonho de se tornar escritora. De natureza apaixonada, começou a escrever desde muito nova e não parou mais… Atualmente mora no interior da cidade onde nasceu, com o marido John Lennon, e é mãe do pequeno Juan Pablo. Tem como cenário inspirador, as maravilhas da Serra, de um lado os Cânions de Cambará do Sul, do outro, as cidades encantadoras de Gramado e Canela, e às vezes, como benção da natureza, a neve. Sua primeira publicação foi A Hora da Verdade, romance Y.A lançado pela Modo Editora em 2013.

Narrativa

A narrativa é desenvolvida em primeira pessoa e sob a perspectiva de Giovana, sendo assim, o leitor pode entender seus anseios e vontades com mais propriedade.
É uma leitura difícil e ao mesmo tempo doce, Giovana sofre e nós sofremos junto com ela. Ela praticamente perde tudo e mesmo assim, não se torna alguém amarga e rancorosa, a fé dela é inspiradora.

É claro que alguns personagens promovem dissabores e trazem angústia a quem lê justamente por ver Giovana sofrendo, mas a leitura como um todo é bastante especial justamente pela força que Giovana tem em tempos tão adversos.

Projeto gráfico

Embora eu não seja muito adepta as capas de livros do gênero, compreendo que a capa é bem chamativa pra esse público. Se assemelha a grandes livros de autores já consagrados e ao mesmo tempo, tem uma identidade própria. A diagramação interna é interessante e nada enjoativa.

Considerações finais

O plano é o amor, foi uma leitura prazeirosa (pela “lição” que ela carrega) e bastante envolvente. Confesso que não sou adepta ao gênero, mas sempre que tenho oportunidade vou atrás justamente por não ler com frequência. Uma surpresa diferente, envolvente e dinâmica. Uma leitura delicada e cheia de boas referências que vai além dos que admiram e acompanham o gênero. Uma leitura para quem estiver disposto a conhecer Giovana e de como a fé pode mover montanhas.