RESENHA | Gente Ansiosa – Fredrik Backman
Introdução

ISBN: 978-65-5532-111-1 Páginas: 365
Compre aqui: Amazon
Em “Gente Ansiosa”, quando um assaltante de banco bastante atrapalhado não consegue ser bem sucedido em seu intuito, ele foge e acaba indo parar em um apartamento que está aberto a visitação e, sem querer, transforma o grupo que está lá em seus reféns. O que ele jamais esperava é que aquele seria o pior grupo de reféns possível, mas também o melhor. E que esse infortúnio acabaria mudando as vidas de todos ali presentes para sempre.
Esta é uma história que fala de uma ponte, de idiotas, de um drama de reféns e de uma visita a um apartamento à venda. Mas também é uma história de amor. Várias, na verdade.

Foto autoral @delfinothamy
Narrativa
Com uma escrita absurdamente envolvente, Fredrik nos guia pela história dos personagens principais e secundários que compõem “Gente Ansiosa”. É muito leve de ler e aborda temas importantes e pesados, como ansiedade, luto, suicídio, conflitos familiares, perdão, mas também fala muito sobre amor, amizade, cumplicidade, companheirismo… E para a minha surpresa, tem muito humor também! Dei muitas gargalhadas com as sacadas de alguns personagens!
Personagens
O grupo de personagens principais é composto pelos reféns do assaltante de banco e também pelos policiais Jim e Jack, pai e filho, respectivamente. No apartamento, conhecemos o assaltante, claro, mas também Estelle, uma senhorinha super astuta de 87 anos; o casal Anna-Lena e Roger, que estão focados em comprar e reformar com o intuito de vender apartamentos; o casal de mulheres Julia e Ro, que estão esperando seu primeiro filho e não estão conseguindo se entender muito bem; Zara, uma executiva de banco que é talvez o personagem mais complexo; a corretora de imóveis mais engraçada de todos os tempos e, pasmem, um coelho.

Foto autoral @delfinothamy
Conforme as horas passam, o grupo, que começou se estranhando bastante, acaba criando laços. Eles não imaginariam o quanto sairiam dessa situação transformados, assim como Jim e Jack. Todos eles passam por problemas tão reais que é impossível não se identificar um pouquinho com cada um e criar empatia por todos. Sabe aquela história que quando acaba você pensa nos personagens como parte da sua vida? Então.
Projeto gráfico
A diagramação é simplesmente perfeita! Letras grandes e bem espaçadas, bem como capítulos curtos, facilitam demais a leitura de “Gente Ansiosa”. É um livro de imersão: na mesma página você ri, se emociona, anota uma frase pra vida, e quando vê já vem outro capítulo, e mais um, e mais outro…
Certamente, um trabalho incrível feito pela Editora Rocco!

Foto autoral @delfinothamy
Considerações Finais
Fredrik Backman aborda assuntos extremamente importantes com maestria em “Gente Ansiosa”, intercalando com um humor de muito bom gosto. Além disso, nos mostra o quanto cada um de nós é especial com as nossas peculiaridades, e que podemos sempre agregar do jeitinho que somos. Uma lição de empatia, amor, amizade e cenas muito comoventes e engraçadas te esperam neste livro.
Em resumo, é um livro perfeito para sentar e ler em um fim de semana ou dar de presente para qualquer pessoa, não tem errada! Eu, particularmente, gostaria de “desler” para ler de novo pela primeira vez.
“Gente Ansiosa” é best-seller lá fora e já teve seus direitos comprados pela Netflix! Expectativas foram criadas com sucesso!
Aguardo ansiosamente suas considerações sobre esse livro que certamente se tornou um dos meus favoritos! Até breve 😉
Veja também: É Assim Que Acaba | Livro de grande sucesso de Colleen Hoover ganhará adaptação
Gostei do detalhe da diagramação. Assim ajuda bastante a leitura, bem melhor que aqueles tipos onde as letras são mais apertadinhas.