Star Wars: Tarkin

ISBN-13: 9788576572619
ISBN-10: 8576572613
Ano: 2015 / Páginas: 368
Idioma: português
Editora: Aleph

Introdução

Esse é um livro que faz parte do novo cânone, e é o segundo título após a aquisição da Disney.

Em Tarkin, como o próprio título menciona, o foco está no personagem Wilhuff Tarkin, um Moff (título político-militar concedido a comandantes e administradores do Império). No livro é explorado grande parte das suas experiências familiares, seu planeta natal, Eriadu, suas participações nas guerras e principalmente, sua ascenção ao poder. Tarkin é incubido de “gerir” a construção da estação espacial, Estrela da Morte. A mando do Imperador, ele e Darth Vader lideram uma busca pelos responsáveis a um atentado.

Sobre James Luceno

James Luceno é o autor de três dos livros mais vendidos de Star Wars: A Nova Ordem Jedi, Agentes de Caos: A Prova do Herói, Agentes de Caos: Eclipse de Jedi eA Força Unificadora. Também escreveu o ebook Darth Maul: Saboteur e O Manto de Decepção que ocorre logo antes de A Ameaça Fantasma.Os livros de Star Wars mais recentes escritos por Luceno incluem Labirinto do Mal e Lorde das Tevas: A ascensão de Darth Vader.

Narrativa

O livro é situado cinco anos após os eventos ocorridos de A Vingança dos Sith. Tarkin é um personagem extremamente inteligente e cheio de convicções. Na narrativa a utilização de flashbacks e suas ações estratégicas ganham força. A relação de Vader e Tarkin é muito latente, harmônica e é severamente explorada durante a trama. Pode parecer estranho, mas o tom político desse livro é bastante explorado e a graça do livro é justamente essa. Em alguns momentos, o livro parece uma biografia de um grande líder. A grosso modo, é a oportunidade de ver um personagem icônico e que infelizmente, não foi tão aproveitado pelos filmes.

Capa e diagramação

Adoro a capa do livro, bem como a diagramação do mesmo. Confortável, dinâmica e de fácil leitura.

Considerações

Tarkin, é o livro sobre o universo expandido de Star Wars, que li mais rápido. A narrativa flui bem, o autor consegue pegar o leitor com boas cenas e ótimas construções de personagens. Ele vai direto ao ponto, e raramente enrola.  A leitura ainda é muito mais proveitosa, quando se conhece e gosta do personagem. Não é um livro de grandes ações, mas que vale a pena conferir.