Vango - Entre o Céu e a Terra

ISBN-13: 9788506077481
ISBN-10: 8506077486
Ano: 2015 / Páginas: 360
Idioma: português
Editora: Melhoramentosline

Entre o Céu e a Terra – Salvar a pele e, ao mesmo tempo, descobrir a própria identidade. Este é o grande desafio de Vango, o jovem herói do novo romance do escritor francês ‘Timothée de Fombelle’. Ao ler esse thriller histórico, ambientado no conturbado período entre as duas grandes guerras mundiais, somos impelidos a fugir com Vango pelos cinco continentes, num clima de absoluto perigo e suspense. Este rapaz órfão de 19 anos desconhece sua origem assim como desconhece a motivação do franco atirador que, além da polícia, está em seu encalço. Deparamo-nos com Vango na solenidade em que ele e outros seminaristas seriam ordenados padres na suntuosa catedral de Notre-Dame, em Paris. O assassinato do padre Jean, seu protetor, desencadeia a perseguição ao rapaz, que empreende uma fuga espetacular ao escalar nada menos do que os famosos vitrais da catedral. Essa cena é apenas um exemplo do clima de perseguição e aventura de que é feita toda a narrativa, quando acompanharemos nosso protagonista em situações e lugares improváveis – como um intruso escondido num caça da SS, galopando nas Terras Altas da Escócia, dependurado num vulcão italiano ou sobrevoando o Brasil e vários outros lugares num zepelim. O fracasso em não ter sido ordenado padre deixa nosso herói arrasado, mas a jovem Ethel fica bem feliz. É ela quem vai ajudar Vango a provar sua inocência e descobrir sua identidade. Também fazem parte da saga outros personagens marcados por vidas cheias de segredos, como Mademoiselle, a Senhora Poliglota e sem memória com quem Vango é salvo do naufrágio na costa da Sicília aos três anos de idade e Hugo Eckner, personagem verídico, comandante alemão do Graf Zepelin, esse grande dirigível que fascinou o mundo nas primeiras décadas do século XX. Outras personalidades incorporadas à história são Joseph Stalin, sua filha Svetlana e Adolf Hitler.

Introdução

Em Vango – Entre o céu e a terra, 1918, Vango é um jovem que quando está prestes a receber o ordenado de Padre, a polícia o procura. Sim, Vango é suspeito do assassinato do padre Jean. Com isso, aos 19 anos, Vango foge e através de suas fugas, vamos aos cinco continentes. Aos poucos conhecemos o personagem, sua vida difícil e a sua coragem. É claro que ele quer provar sua inocência e terá ajuda da jovem Ethel.

Sobre Timothée de Fombelle

Depois de uma premiada carreira como dramaturgo, teve sua estreia na literatura em 2006 com Tobie Lolness. O livro foi traduzido para mais de 22 línguas e fez o autor transformar a literatura para jovens adultos na sua principal ocupação profissional.

Facebook – Site oficial

Edições estrangeiras

7892578 18493722 13551589 16099581 20319354

Narrativa

A narrativa é feita em terceira pessoa, a escolha genial foi ligar a ficção a contextos históricos. A todo momento, o autor faz referências a fatos importantes da humanidade. Como em todas as edições estrangeiras, somos convidados a entrar junto com Vango no zeppelin, sim viagem por um veículo bem diferente. O ritmo da narrativa é agradável. De início as coisas fluem com mais calma e aos poucos vai adquirindo um ritmo de aventura que todo leitor de bom gosto adora. Há flashbacks que complementam a narrativa e são feitas de modo harmônico. Ou seja, tudo tem um motivo. O autor usa o mistério a todo momento. O mais engraçado é que o personagem da trama é revelado minimamente,  enquanto os outros personagens tem características mais exploradas.

Diagramação / Capa

O trabalho da editora foi fantástico, a diagramação está agradável e a leitura fluiu muito bem. As letras são coloridas (vermelho vinho) e fonte é bem agradável. O livro é cheio de ilustrações belíssimas. Ou seja, um presentão para os leitores. Adoro a capa, bastante lúdica e tem tudo a ver com a trama.

Considerações Finais

Vango: entre o céu e a terra, foi uma grata surpresa. O cuidado da Melhoramentos e o talento do autor em proporcionar uma boa narrativa em poucas páginas me encantou. Confesso que estava meio por fora dos livros do gênero e de escritores franceses. Pretendo ler Tobie Lolness o quanto antes. Enquanto a continuação dessa aventura não é lançada. 😛

Haverá um sorteio de um exemplar do livro no aniversário do blog. Ou seja, fiquem ligados ♥