A Rainha do Castelo de Ar


ISBN-13: 9788535926187
ISBN-10: 8535926186
Ano: 2015 / Páginas: 688
Idioma: português
Editora: Companhia das Letras

Com mais de 15 milhões de exemplares vendidos no mundo, a trilogia Millennium é uma das mais bem-sucedidas séries policiais dos últimos anos, e já conta com uma versão cinematográfica, prevista para estrear no Brasil ainda este ano. Quer seja tratando da violência contra as mulheres, quer seja enfocando os crimes cometidos por magnatas ou pelo Estado, a saga cumpre sua principal missão: a de nos envolver numa leitura absorvente, cheia de mistérios. Neste terceiro e último volume da série, Lisbeth Salander se recupera, num hospital, de ferimentos que quase lhe tiraram a vida, enquanto Mikael Blomkvist procura conduzir uma investigação paralela que prove a inocência de sua amiga, acusada de vários crimes. Mas a jovem não fica parada, e muito mais do que uma chance para defender-se, ela quer uma oportunidade para dar o troco. E agora conta com excelentes aliados. Além de Mikael, jornalista investigativo que já desbaratou esquemas fraudulentos e solucionou crimes escabrosos, no mesmo front estão Annika Giannini, advogada especializada em defender mulheres vítimas de violência, e o inspetor Jan Bublanski, que segue sua própria linha investigativa, na contramão da promotoria. Com a ajuda deles, Lisbeth está muito perto de desmantelar um plano sórdido que durante anos se articulou nos subterrâneos do Estado sueco, um complô em cujo centro está um perigoso espião russo que ela já tentou matar. Duas vezes. A rainha do castelo de ar enfoca de modo original as mazelas da sociedade atual, tendo conquistado um lugar único dentro da literatura policial contemporânea.

Introdução

Lisbeth está recepurando do golpe no livro anterior que quase ceifou sua vida. Mas ela não fica parada, ela quer se defender e se vingar por tudo o que passou. Enquanto isso, Mikael Blomkvist conduz uma investigação para provar a inocência de Lisbeth. A polícia quer indiciar Lisbeth por vários crimes que os leitores já sabem, ela não cometeu. E pra variar a imprensa não ajuda em nada acabando com a pouca reputação que resta a moça. Ou seja, não sabe o que esperar, pelo menos até grande parte do desenvolvimento dessa história. Que envolve mistérios, política, distorção e muitas injustiças feita por peixes grandes.

Sobre Stieg Larsson

Karl Stig-Erland Larsson , mais conhecido como Stieg Larsson, foi um jornalista e escritor sueco. Destacou-se no cenário internacional pela trilogia Millennium, de sua autoria e lançada postumamente. A Trilogia foi um sucesso de crítica e de público em todos os países em que foi lançada. Em seu país de origem, Suécia, uma em cada quatro pessoas leu pelo menos um exemplar da série. Larsson viveu boa parte de sua vida na cidade de Estocolmo, tendo trabalhado no campo do jornalismo e sido pesquisador independente do extremismo político em seu país.

Edições estrangeiras

The Girl Who Kicked the Hornet's Nest (Millennium, #3) 7889113 6352093 6559827 6751710 Dívka, která kopla do vosího hnízda (Milénium, #3)

Narrativa

Novamente é um livro que exige bastante paciência e lidar com uma série de situações e pequenos diálogos que retomam situações antigas. É preciso ter muita atenção em determinados momentos. Mas a leitura de Larsson não é tediosa. Pelo contrário, quando ela te pega… não tem como fugir.

Novos personagens são inseridos, num ritmo bom, o suficiente para conhecermos. É possivel ver mais de uma perspectiva, já que são vários lados nessa trama. Claro que o destaque vai para Lisbeth. Questões morais e que vão contra a corrente de grandes psicólogos, pensadores e filósofos são confrontados em muitos momentos. Lisbeth tinha tudo pra ser uma canalha e agir com pensamentos totalmente hostis, características bem próximas ao meio em que sempre viveu, mas não. Aos poucos e a cada nova cena, vemos como ela tornou-se tão diferente do ambiente no qual foi inserida sem escolha.

O que acho tão brilhante nos livros de Larsson? É o fato dele trazer temas tão discutidos atualmente de uma forma que nunca vi em nenhum autor. Infelizmente ele não teve tempo para continuar. Mas que tenho certeza que influenciou muitos outros escritores a lidar com os temas de formas similares ou próprias. É o legado Larsson.

Diagramação / capa

A edição que li está bem feita, não foram encontrados erros graves. A diagramação é agradável e felizmente, contribui para a boa leitura. A capa, eu confesso que gosto bastante. Pois deram uma harmonia muito agradável aos livros da série. Inclusive fazem sentido com o novo livro da série lançado recentemente pela mesma editora.

Considerações finais

A Rainha do Castelo de Ar, é um livro do qual vou me lembrar sempre com muito carinho e principalmente, com muito respeito. O livro tem de tudo um pouco, principalmente momentos de tensão. Felizmente, estou pronta pra embarcar nas adaptações cinematográficas. Se tiverem curiosidade de saber o que achei dos filmes, posso ir escrevendo resenhas deles. Afinal, recentemente descobri que a Netflix disponibilizou eles.

Finalmente, conclui o terceiro livro escrito por Stieg Larsson. Mas não é com aquele sentimento de pesar e sim de vitória. São livros enormes e tão cativantes quanto seus tamanhos. Mal posso esperar pra ler o quarto volume, mesmo não sendo escrito pelo autor, fiquei com muita curiosidade como o David Lagercrantz deu continuidade a série Millenium.

Livro altamente recomendado pra quem gosta de livros políticos e conspiratórios. Claro, assim que conhecerem Lisbeth Salander, seu mundo virará de cabeça para baixo.