Cidade dos Etéreos
ISBN-13: 9788580578904
ISBN-10: 8580578906
Ano: 2016 / Páginas: 384
Idioma: português
Editora: Intrínseca

Introdução

Em meio as gravações do primeiro livro de Ransom, nada melhor do que dar continuidade a série de livros do Orfanato da Srta. Peregrine, certo?

Em Cidade dos Etéreos, o livro começa onde o primeiro terminou. Onde Jacob e as crianças peculiares estão fugindo da ilha e indo a Londres de barco no objetivo de salvar Srta Peregrine e ficar em segurança, já que na ilha, isso não é mais possível. Quem já leu o primeiro livro, sabe que Jacob é um peculiar e ele pode ver e sentir os etéreos, seres do mal que roubam a alma dos peculiares. Cada criança tem um dom diferente e alguns são bem bizarros. Em meio a uma trama crescente e cheia de ação, temos imagens curiosas e macabras que fazem a narrativa chegar a outros patamares. Nessa trama, Jacob terá que tomar uma decisão pra lá de difícil. E em meio a seres sobrenaturais e momentos conflitantes, a narrativa de Ransom é uma das mais interessantes que já tive oportunidade de ler.

Sobre Ransom RiggsFoto -Ransom Riggs

Ransom Riggs cresceu na Flórida, mas agora reside na terra das crianças peculiares, Los Angeles. Ao longo da vida, formou-se no Kenyon College e na Escola de Cinema e TV da Universidade do Sul da Califórnia, além de fazer alguns curtas-metragens premiados. Nas horas vagas é blogueiro e repórter especializado em viagens, e sua série de ensaios de viagem, Strange Geographies, pode ser lida em ransomriggs.com.


Edições estrangeiras

24252545 23572746

Narrativa

Ransom tem uma narrativa pra lá de única e original. É possível notar logo de primeira, sua criatividade em criar algo tão único e ao mesmo tempo tão sinistro. O interessante do livro, é que se você já leu o primeiro volume há muito tempo, não ficará perdido em meio a narrativa, Ransom retoma vários fatores da narrativa anterior, sem que fique cansativo.

A evolução na escrita de Ransom é notável, a dinâmica do livro ganhou mais força com o segundo volume. A descrição dos personagens é bem elaborada e ao início do livro, temos fotos e os poderes de cada peculiar. Isso ajudou muito enquanto a leitura ia fluindo.

Projeto gráfico

O projeto gráfico feito pela intrínseca é bastante elaborado. Desde a jacket, até a capa do livro em si, tudo faz uma boa combinação com a trama. O livro é cheio de fotografias bizarras, que fazem parte da trama como um todo. Diferentemente do livro anterior, Riggs fez um trabalho de escolha das imagens bem impecável. Ao final do livro, temos uma entrevista com autor sobre a execução do segundo livro. A diagramação é confortável e bem feita, a leitura em nenhum momento foi atrapalhada por ela.

Considerações finais

Ransom consegue brincar com o leitor do melhor jeito: com uma boa trama, personagens interessantes e um desfecho curioso.

Cidade dos Etéreos, é um livro que conseguiu se sobressair ao livro anterior. Uma aventura fúnebre e ao mesmo tempo, o leitor se afeiçoa aos personagens e suas conquistas ao longo da narrativa. Cada novo desafio, é um motivo a mais a seguir em diante. Viciante, bem escrito e original. Ransom é um dos melhores autores no gênero. Ansiosa pelo próximo? Sem dúvida.