Masters of Sex

Edição: 1
Editora: LeYa
ISBN: 9788580449952
Ano: 2014
Páginas: 448

Muito antes de surgirem Sex and The City e ViagraTM, dois pesquisadores da sexualidade e experts em amor e intimidade, William Masters e Virginia Johnson, ensinaram aos americanos tudo que eles precisavam saber sobre o que realmente acontece entre quatro paredes. Masters of Sex é baseado na história real desses dois norte-americanos que revelaram um universo prazeroso e desconhecido no que se diz respeito a pensar, falar ou praticar o sexo.

O aclamado biógrafo Thomas Maier mostra nesse livro – por meio de entrevistas com o tímido William e a ambiciosa Virginia – como essa dupla excêntrica mudou o modo como devemos entender o sexo e a sexualidade, enquanto o casal tentava descobrir como funcionava o próprio relacionamento.

Divertido, revelador e muito bem escrito, Masters of Sex – que foi adaptado para a televisão pelo canal HBO e já teve a segunda temporada confirmada no Brasil – ilumina os eternos mistérios do desejo, da intimidade e da psique humana.

proibido

Introdução

Master of Sex é uma biografia que conta a vida de William e Virginia, até antes mesmo de eles se conhecerem e como foram as experiências que levaram ao que se tornaram ao longo do tempo. Thomas Maier escreve através de entrevistas bem precisas de como devemos entender o sexo e a sexualidade, aos passos dados pelo casal testava em seu próprio relacionamento e o de outros voluntários durante o estudo. William Masters graduou-se no Hamilton College e foi professor da Washington University. Masters conheceu Virginia Johnson em 1957, quando a contratou como assistente para um estudo sobre sexualidade humana. Em 1969, divorciou-se da primeira esposa, casando-se com Johnson. Vieram a se divorciar três décadas depois, enquanto concluíam suas pesquisas.

Narrativa

Masters e Johnson analisaram mais de 10 mil orgasmos de voluntários em suas pesquisas, em 1960, a pesquisa foi divulgada nos EUA e teve grande atenção por parte da crítica e das notícias veiculadas na época. O casal ficou junto durante por longos anos.

A intenção de Maier (biógrafo) é bastante clara, a de reconhecimento por parte do mundo. Pois os estudos de ambos foi genial e a principal motivação deles era a de deixar uma marca através desses estudos. Maier começou a escrever apenas em 2006, quando Masters já havia morrido e teve de convencer Johnson para a publicação.

O trabalho de Maier foi bastante desenvolvido, não se ateve só ao casal. Mas também entrevistou os voluntários, médicos, amigos e familiares dos “protagonistas” dessa trama. É um relato detalhado. Embora, quando ele foi lançado em 2009 (nos EUA), não teve grande atenção e as vendas não foram tão bem. Mas com o sucesso da série da HBO, o livro ganhou força e atenção mundial.

Para quem curte biografias, vai notar uma diferença na trama, pois o modo como conduz é tão bem construído e nota-se que não existe só uma intenção por parte de apenas detalhar, mas um cuidado em sua divisão e situações que vão sendo descritas ao longo do livro. Embora volumoso, tem grande conteúdo e contado não de forma enjoativa ou duvidosa. Pelo contrário, alguns capítulos são tão bem descritos que se tornam tão palpáveis aos olhos do leitor que é possível se surpreender.

Diagramação

A capa que faz referência a série da HBO que torna o público mais próximo do livro. A diagramação interna está impecável e foram encontrado poucos erros, a divisão de capítulos e assuntos está minuciosamente cuidada, ou seja, está completa e foi além do esperado.

Considerações Finais

Master of Sex, em resumo é um livro que vai além de uma biografia, é uma trama intimista que discorre sobre o sexo no século passado. Um excelente trabalho de um biógrafo que chegou a fazer grandes trabalhos anteriores a esse, como a biografia dos Kennedys. Um prato cheio para que acompanha a série e quer saber um pouco mais sobre como esse casal improvável chegou a começar esses estudos, sobretudo, a evoluir e ganharem reconhecimento através dos experimentos.