Exemplar do livro Os porões da Antártida
Exemplar do livro Os porões da Antártida
LiteraturaResenhas

RESENHA | Os porões da Antártida – Raymundo Teles

Introdução

Os Porões da Antártida
ISBN-13: 9788542815924
ISBN-10: 8542815920
Páginas: 456
Compre aqui: Amazon

Hoje é dia de contar a minha experiência com Os porões da Antártida, escrito por Raymundo Teles, publicado em 2019 pelo selo Talentos da Literatura Brasileira. Cedido em parceria com o autor.

Em uma expedição, Sizígia, uma mulher gelo acaba se resgatando um velejador humano. Ao mesmo tempo, por conta de uma nevasca, acabam passando algum tempo juntos e conhecemos o viajante Koll Bryan, um sociólogo australiano que largou o continente para viver pelos mares em busca de aventuras. Enquanto estão presos à espera, Sizígia conta a ele mais sobre seu mundo, Túris. Com as trocas de informações entre os dois mundos temos uma visão da nação turisiana que possui alta tecnologia e visões de mundo tão diferentes.

No prólogo, sabemos que há 10 anos ocorreu um acidente envolvendo humanos e terão que investigar mais sobre o assunto que pode culminar em algo muito perigoso.

– Quem pode dizer que conhece mais que uma mísera porção dos mistérios que o gelo não quer mostrar?

Narrativa

Exemplar de “Os porões da Antártida – Raymundo Teles”


Devo dizer que se você não está acostumado a ler livros de ficção científica, pode ser uma experiência inicial um pouco confusa. Ou seja, levei tempo para me acostumar e entender o universo criado pelo autor. São muitos elementos e muitos dados logo de início. Mas quando passamos por ele, nos acostumamos com a narrativa e seus desdobramentos.

Ao decorrer da narrativa, conhecemos outras nações que são formadas por detetives, gigantes, bruxos, rainhas, princesas e monstros.

O autor trabalha alguns gêneros literários em sua escrita que enaltecem a obra como um todo. Temos a mistura de suspense, romance, ficção científica e fantasia. Questões políticas e governamentais são inseridas dentro da narrativa, provocando quem sabe, uma discussão bem interessante sobre as diferenças e um possível problema que pode culminar em uma grande confusão.

Personagens

Sizígia é uma personagem que se destaca pelo orgulho de seu povo e suas capacidades tecnológicas. Impossível não se encantar com sua independência e com sua vontade de fazer o bem e ajudar o seu povo a ter qualidade de vida.

Koll, é um aventureiro, curioso e cheio de perguntas sobre o Túris e seus mistérios. Ele fica fascinado e ainda mais intrigado pelo motivo deles não compartilharem suas descobertas com todos.

Outros personagens somarão dentro da narrativa, mas tanto Sizígia quanto Koll, ganham mais destaque. Não que isso seja algo negativo, mas torna a narrativa ainda mais aprofundada nesses personagens. Contudo, são tantas informações organizadas dentro de um livro que isso mostra o quão grandioso pode ser explorada. Uma escrita madura, criativa e inteligente, com elementos únicos e que agradam os leitores mais exigentes.

Projeto gráfico

Uma das ilustrações

Sobretudo, devo destacar o trabalho bem executado na diagramação e escolha de capa. O livro possui ilustrações, um mapa, calendário e outros auxílios visuais que tornam a história ainda mais interessante. Acima de tudo, a diagramação é bem agradável e nos dá uma boa experiência de leitura. O tamanho e a escolha de fontes foi outro ponto positivo dentro do projeto gráfico.

Considerações finais

Detalhes da edição

Enfim Os porões da Antártida, é uma boa opção de leitura para jovens e adultos que queiram se aventurar em uma narrativa com tantos elementos interessantes. Nesse sentido, Raymundo Teles tem uma escrita ágil e muito sedutora.  

Confira mais resenhas aqui

What's your reaction?

Excited
1
Happy
1
In Love
1
Not Sure
0
Silly
0
Aymée Meira
Aymée, mas pode me chamar de Amy. Adora um bom café, filmes (já perdi a conta de quantos vi) e livros dos mais diversos gêneros, incluindo eles Stephen King, Agatha Christie, Joe Hill, Harlan Coben e Tess Gerritsen.

Você também pode gostar

Mais em:Literatura

2 Comentários

  1. […] Veja também: RESENHA | Os porões da Antártida – Raymundo Teles […]

  2. […] Veja também: RESENHA | Os porões da Antártida – Raymundo Teles […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *