CinemaCríticaHeróisMarvel

Shang-Chi e a Lenda os Dez Anéis | Uma origem épica!

A Marvel tem se comprometido nas suas últimas fases a trazer um pouco mais de representatividade para as telas, assim como fez nos quadrinhos. Depois de trazer o Pantera Negra, e a Capitã Marvel para os holofotes, chegou a vez de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis roubar a cena.

Afinal, o filme estrelado por Simu Liu é uma carta de amor para a cultura asiática, trazendo talvez a mesma importância que Pantera Negra trouxe nos últimos anos.

Enredo de Shang-Chi

O filme se inicia mostrando Shang-Chi (Simu Liu) vivendo nos EUA com sua amiga Katy (Awkwafina) depois de ter fugido de seu pai Wenwu (Tony Leung) por 10 anos.
Líder da organização Dez Anéis, Wenwu manda seus seguidores atrás do filho, pois possui planos diferentes para a vida de seu filho.  

Com isso, trama de Shang-Chi e a Lenda dos Dez anéis é bem comum, e a temática girando no confronto de pai com seu filho tem sido adaptada tanto no cinema, quanto em diversas histórias ao longo dos anos.

Afinal, isso é algo recorrente também, por trazer à tona a discussão de gerações, o velho e o novo se confrontando para que a nova geração se erga mais forte, ainda que carregue os ensinamentos da anterior.

Uma origem épica

Mesmo que beba de muitas histórias que já tenhamos visto, a história de Shang-Chi me agradou exatamente por ser algo que bebe de uma fórmula já conhecida e ainda assim consegue trazer algo novo para tela.

Além disso, o longa apresenta um mundo completamente novo dentro do universo da Marvel, diferente de tudo que vimos até o momento.

Então como apresentar isso a um público já acostumado com uma fórmula que bebemos a tantos anos sem causar estranheza?!

Isso felizmente a direção de Destin Daniel Cretton soube entregar, o diretor opta por trazer uma história quebrada. Como se fosse um quebra-cabeça que montamos conforme o filme vai seguindo seu fluxo.

Um elenco de se admirar

A saber, Shang-Chi traz um elenco majoritariamente asiatico.

Simu Liu é uma estrela, mesmo sendo iniciante, o ator consegue carregar o filme perfeitamente. Seu empenho para as cenas de ação é lindo, e o humor característico da Marvel sai tão natural com seu carisma que parece que ele nasceu para esse universo.

Assim como, Awkwafina que parecia ser apenas o alívio cômico do filme, porém a sua personagem tem diversos momentos tocantes e até mesmo participa da ação.

Tony Leung está em incrível como sempre, trazendo uma dualidade em seu personagem impressionante

Porém quem impressionou mesmo foi a novata Meng Er Zhang, que entrega em todos os quesitos no seu primeiro trabalho como atriz!

Ação e homenagem 

O personagem Shang Chi foi criado por Steve Englehart e Jim Starlin nos anos 70. A época foi o auge das produções de artes marciais, principalmente as estreladas por Bruce Lee

Diferente da sua contraparte dos quadrinhos, o combate corpo a corpo do filme é muito inspirado em filmes dos anos 90 e 2000, principalmente os estrelados por Jackie Chan.

Lembra do que falamos sobre o conflito das gerações?

Sendo assim, o melhor do filme é a ação. A direção nas cenas de luta é completamente inspirada. E as coreografias são de encher os olhos, literalmente!
Em diversos momentos me peguei com os olhos marejados de tão empolgado que eu estava.

E não apenas isso, vemos muitas homenagens a cultura asiática em tela, cenas inspiradas em O Tigre e o Dragão são características do filme.

O terceiro ato abraça de verdade isso, e foi onde eu fui a loucura no cinema, a grandiosidade é impressionante! Se tornando algo inesperado e emocionante.

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis apresenta um mundo novo dentro do MCU, porém bebe muito da fórmula que já conhecemos. O filme ganha mesmo por sua ação completamente inspirada e o carisma de seu elenco.
Contudo, mesmo que tenha uma história clichê, consegue ser um dos melhores filmes de origem da Marvel.

What's your reaction?

Excited
1
Happy
0
In Love
1
Not Sure
0
Silly
0
Lorhan
Amante de cultura pop e dono do canal e podcast: Ponto de Vista de Um Amador. Redes sociais: @rangellorhan

    Você também pode gostar

    Mais em:Cinema

    2 Comentários

    1. […] Veja também: Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis | Uma Origem Épica […]

    2. […] durante essa semana, com o sucesso de bilheteria de Shang-Chi, a Marvel bateu o martelo e Eternos estreará nos cinemas dia 05 de novembro, e após 45 dias […]

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *